Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 20 mar 2024

Estudantes de Jornalismo lançam terceira edição de Olhares Literários – Uma Antologia e Revista CDM

O evento de lançamento acontecerá no dia 21 de março na Biblioteca Central da PUCPR

O livro Olhares Literários é a terceira edição de um projeto da disciplina do curso de Jornalismo da PUCPR “Jornalismo Literário”, com foco no jornalismo de proximidade. Projeto envolveu estudantes e professores do início ao fim. As melhores reportagens produzidas em cada ciclo foram selecionadas pelos professores do curso, após uma pré-seleção do professor da disciplina. Para participar do evento, os interessados devem fazer inscrição prévia no link.

Ministrada pelo Professor Paulo Camargo, a disciplina promove a formação multidisciplinar dos estudantes. A correção da revista foi feita pelos estudantes do curso de Letras, supervisionados pela professora Rosane Nicola, e depois disso, encaminhada para diagramação para os estudantes de Design, sob a supervisão dos professores Paulo Zaniol e Luis Kasprzak.

Essa atividade permite que os estudantes compartilhem disciplinas, desenvolvendo projetos com estudantes de outras habilitações, sendo uma característica muito forte na Escola de Belas Artes. Suyanne Tolentino, coordenadora do Eixo Multicom que engloba o curso de Jornalismo, comenta a importância dessa troca de conhecimento entre os autores do projeto: “estar à frente da organização de um projeto como esse dá bastante trabalho, mas é maravilhoso ver o resultado que alcançamos com nossos estudantes, o quanto aprendem, e a parceria que desenvolvemos entre os professores faz com que todos aprendam com esses processos”.

O evento vai contar com uma fala do convidado Felippe Anibal, jornalista que publicou nos principais veículos nacionais, sobretudo na revista Piauí, para a qual escreveu mais de 60 histórias, seguido de um bate-papo entre os professores e estudantes, um de cada área dos cursos envolvidos, mediados por Simone Mattos, jornalista e assessora de Comunicação no Museu Oscar Niemeyer.

Lançamento da edição da CDM de 2023

Durante o evento, será lançada a edição da CDM de 2023: ‘Com licença, vamos à luta!’, uma revista laboratorial também do curso de Jornalismo. Produzida por estudantes dos períodos finais do curso, que atuam como pauteiros, repórteres, fotógrafos, editores e diagramadores. A revista tem uma abordagem de textos interpretativos e aprofundados, como perfis e reportagens de Jornalismo Literário, sendo a edição atual sobre a realidade de mulheres negras que empreendem em Curitiba.

• Data de lançamento: 21/03/2024
  • Horário: 18h30