Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 01 abr 2024

Estudantes de Jornalismo da PUCPR são finalistas na 2° edição do prêmio Mol de Jornalismo para a Solidariedade

A cerimônia de premiação nacional ocorreu na última sexta-feira (22), no auditório do Insper, em São Paulo

O Instituto MOL realizou, na última sexta-feira (22), a entrega do 2º Prêmio Mol de Jornalismo para a Solidariedade, no auditório do Insper, em São Paulo.

Dentre os sete finalistas na categoria “Jovem Jornalista”, a reportagem da 62ª edição da Revista CDM, intitulada “Mulher, duas sílabas. Imigrante, quatro sílabas” pelas estudantes Ana Rossini, Julia Moreira e Nanda Dalitz, ganhou o segundo lugar na premiação.

Sob a orientação dos professores Paulo Camargo e Rafael Andrade, as estudantes produziram uma reportagem com foco no futuro das mulheres imigrantes em Curitiba, destacando o projeto social “Cozinha sem Fronteiras”. Neste projeto, as imigrantes atuam como chefes de cozinha por um dia, preparando refeições típicas de seus países de origem. A reportagem aborda os objetivos e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que buscam estabelecer suas carreiras na nova cidade de moradia.

Essa é a primeira indicação da Universidade à premiação. O Instituto MOL, idealizador do prêmio, destaca o comprometimento de profissionais e estudantes de jornalismo de todo o país para fortalecer a cultura de doação e destacar a importância das organizações da sociedade civil. Reconhecendo trabalhos de diversas mídias como texto, áudio, vídeo e fotografia.

A equipe de jurados que avaliou os trabalhos conta com Daniela Arbex, jornalista, autora do best-seller Holocausto brasileiro e tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo; Renato Stockler, jornalista e fotógrafo, fez parte da equipe de fotojornalistas da Folha de São Paulo por três anos; Rosane Borges, jornalista, doutora em Ciências da Comunicação com Pós-Doutorado na área e consultora de fonte especializada em raça e gênero da Rede Globo; Rodrigo Alves, jornalista, que nos últimos 25 anos passou por redações de jornal, internet, rádio e TV cobrindo de eleições a Olimpíadas; Helena Corezomaé, jovem indígena do povo Balatiponé, jornalista, mestre em Antropologia Social, escritora, repórter, editora, assessora e fotógrafa; e por fim, o jornalista Fábio Turci, repórter e apresentador na TV Globo durante 23 anos, sendo quatro como correspondente nos Estados Unidos.

Revista CDM

A revista é um projeto dos estudantes do 5º período do curso de Jornalismo, que atuam como pauteiros, repórteres, fotógrafos, editores e diagramadores. Com uma abordagem de textos interpretativos e aprofundados, suas reportagens tratam de Jornalismo Literário. A 62ª edição foi lançada oficialmente no evento que contou com a presença de autores, com convidados especiais e jornalistas que atuam no mercado.

Acesse a revista