Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 03 nov 2021

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR traz um dos maiores pensadores da atualidade para aula especial

Sociólogo francês Michel Maffesoli apresenta conteúdos sobre a pós-modernidade

af_2101_aula_filosofia_webbanner_pucpr_1024x683

O Programa de Pós-graduação em Filosofia da PUCPR, em parceria com o Instituto Ciência e Fé PUCPR, trouxe para uma aula especial o filósofo e sociólogo francês Michel Maffesoli, no curso “O mesmo e o outro: sendas da filosofia francesa contemporânea”.

encontro-com-michel-maffesoliEm sua fala, Maffesoli nos apresentou suas últimas incursões filosóficas sobre a Pós-modernidade. O retorno do sagrado foi o destaque da conferência. O materialismo místico e o corporeísmo espiritual, assuntos de seu livro La nostalgie du sacré, publicado em 2020 na França, aponta para o desejo do imaterial das sociedades pós-modernas.

Essa ‘comunhão dos santos’ pós-moderna, como pondera o autor, é tangibilizada pela complexa fusão entre a tecnologia e o retorno dos arcaísmos. Percebe-se o renascimento da tradição espiritual que é potencializada e reconfigurada pela tecnologia a qual, por sua vez, conecta grupos de interesse. Tribalismo e tecnomagia imanente das redes, fóruns e blogs de discussão, constituintes dos modos de vida urbanos.

Michel Maffesoli é autor de uma vasta produção intelectual, dentre elas O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa; O instante eterno; No fundo das aparências; Ecosofia: uma ecologia para o nosso tempo; Pactos emocionais: reflexões em torno da moral, da ética e da deontologia; O theatrum mundi pós-moderno: o jogo da vida, a vida como jogo, estes dois últimos organizados pelo Instituto Ciência e Fé PUCPR e publicados com o selo PUCPRESS.

Confira como foi o encontro