Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 29 abr 2020

Qual é a máscara correta para usar ao sair de casa? Aprenda a fazer a sua

Máscaras de pano são recomendadas para a população, e profissionais da saúde devem usar as descartáveis

Máscaras de pano, como fazer máscara de pano, qual máscara usar
Uso de máscaras passou a ser obrigatório em locais públicos. Modelo de pano é o recomendado para a população. (Foto: Acervo)

O uso de máscara para frequentar ambientes públicos tornou-se obrigatório em todo o estado do Paraná na última terça (28).  Desde o início do mês, o Ministério da Saúde já recomendava à população o uso do equipamento em todos os locais de uso coletivo, para evitar a disseminação do coronavírus.

A recomendação é que a população utilize máscaras de pano, feitas com qualquer tecido, para se proteger quando sair a ambientes públicos – e só fazê-lo se for realmente necessário-, conforme explica o professor de Medicina da PUCPR, Jaime Rocha.

A máscara de pano é um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), e busca evitar que pessoas que estão contaminadas com o vírus sem saber ou sem apresentar sintomas acabem transmitindo a doença em ambientes coletivos. “Se eu protejo você e você me protege, nós dois estamos protegidos”, conclui Jaime. A máscara de tecido tem a função de reter as gotículas de saliva de quem está infectado, mantendo-as longe do ambiente. Da mesma forma, o uso dela impede que quem não está doente entre em contato com o vírus que pode estar no ar.

Quando a recomendação do uso de máscaras se tornou oficial, muitas pessoas correram às farmácias para comprar o material. Porém, as máscaras cirúrgicas descartáveis são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), e seu uso é destinado a médicos e profissionais da saúde, como explica o professor. “A população quis usar máscaras e está certo, precisamos usar. O problema é que o modelo cirúrgico você joga fora e coloca outra, a vida útil é muito pequena, e não temos produção mundial para atender um aumento de consumo tão grande”. Como a máscara de pano é eficiente para proteger a população em geral, a produção das máscaras cirúrgicas é prioritariamente destinada para quem trabalha atendendo em hospitais e não pode utilizar aquelas feitas de pano.

Produção caseira

Máscara feita por professora de Design pode ser reproduzida em casa.

Para quem quer produzir a própria máscara de pano em casa, Jaime orienta que o ideal é usar tecidos mais grossos, para que a proteção seja maior – se possível, tecidos de algodão dobrados em mais de uma camada. Quanto ao formato, é necessário que a máscara cubra amplamente a região do nariz e da boca. É recomendado higienizá-las diariamente ou sempre que ficarem úmidas, usando água sanitária.

Jaime acrescenta que, mesmo utilizando máscara, é necessário se lembrar de seguir todas as outras recomendações para evitar a contaminação. “Não adianta usar a máscara e colocar a mão no rosto. Não podemos nos esquecer da soma de medidas para proteção efetiva, pois nenhuma máscara substitui a lavagem de mãos e o distanciamento social”, finaliza.

A professora do curso de Design da PUCPR, Taisa Sena, preparou um tutorial para te ajudar a fazer sua própria máscara de pano. Você pode fazer o download do molde para montá-la aqui.