Destaque

Destaque - 22 maio 2019

Representante da Fundação Bill e Melinda Gates vem à PUCPR conferir projeto de pesquisa

No SMART-EP, inteligência artificial é utilizada para melhorar prescrição de antibióticos

Claude Pirmez, pesquisadora da Fiocruz e responsável pelo acompanhamento das iniciativas apoiadas pela Fundação Bill e Melinda Gates no Brasil, e Else Bartholdy Gribel, tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz, acompanharam a apresentação de projeto de pesquisa SMART-EP, um sistema de inteligência artificial para fortalecer a prescrição de antimicrobianos em um hospital infantil. A pesquisa é desenvolvida na Escola de Medicina pelo professor Marcelo Pillonetto.

doutora-claude-pirmez-e-pesquisadora-da-fiocruz-e-representante-da-fundacao-bill-e-melinda-gates
Claude Pirmez discutiu avanços do projeto com pesquisadores envolvidos

Com apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, o objetivo do projeto é desenvolver um sistema especialista, utilizando inteligência artificial, para fazer análise multivariada de agentes biológicos, e tornar a prescrição de antibióticos mais precisa e segura, reduzindo a resistência antimicrobiana, além de reduzir custos no tratamento de infecções. A ideia é que o sistema possa ser acessado por equipes de saúde, desde o clínico geral até o infectologista.

Na reunião, foram discutidas questões técnico-administrativas sobre o SMART-EP que, em seguida, foi apresentado à Reitoria e, por fim, pauta da conversa entre a equipe de pesquisadores envolvidos em seu desenvolvimento científico. “Esse apoio institucional da PUCPR é fundamental para o sucesso do projeto, além do investimento nos pesquisadores. O projeto é muito promissor, pois a equipe é de excelência, integrada e multidisciplinar”, disse a doutora Claude Pirmez.

Reitor da PUCPR também foi apresentado a projeto desenvolvido na Escola de Medicina

“Foi uma reunião de trabalho muito produtiva, na qual foi possível apresentar à representante da instituição financiadora a rede de parceiros que já estão envolvidos em sua execução e vislumbrar a obtenção de resultados de extrema importância para melhoria da qualidade do atendimento em saúde.”, afirma o professor Pillonetto.

A pesquisa foi aprovada na seleção “Grand Challenges Explorations Brasil: novas abordagens para caracterizar a prevalência de resistência a antibióticos”, em 2018. Dos cerca de 200 projetos inscritos na chamada, 11 foram aprovados. Além da instituição representada por Claude Pirmez, ela recebe apoio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e Fiotec.