Reitoria - 09 ago 2022

Reitoria tem encontro com representantes das universidades estaduais

Durante a visita foi abordada a inovação pedagógica na PUCPR

A reitoria da PUCPR recebeu representantes das universidades estaduais, na sala do Conselho universitário, para discutirem a inovação pedagógica no ensino superior.

O fórum foi encabeçado pelo professor Waldemiro Gremski, Reitor da gestão 2014 -2021 e atual integrante da comissão responsável pela elaboração do plano nacional de pós-graduação (PNPG) como representante do Conselho de reitores das universidades brasileiras.

O Vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins, fez uma fala na qual apresentou os projetos desenvolvidos ao longo dos anos pela Universidade, mediante a implementação do ensino por competências: desde a formação dos professores, a mudança cultural e de aprendizagem provocada pela disrupção do modelo.

Também abordou sobre qual o papel do professor em sala de aula e questões como: pensar experiências, orientadores, mediadores, mentores, facilitadores, promotores das aprendizagens, fonte de inspiração e despertador de aspiração, como agente de transformações da sociedade.

Após a conversa com as representantes, os convidados seguiram para conhecer o Creare e sua estrutura de formação docente.

Este encontro é o primeiro de uma vasta possibilidade de integrações futuras entre a PUCPR e as universidades estaduais em sua busca pela mudança do ensino e aprendizagem.

Conheça as representantes das instituições de ensino superior do Estado do Paraná responsáveis pela formação docente em suas universidades:

Profa. Dra. Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres – UEL;

Profa. Dra. Gisele Onuki – Coordenadora de Ensino Superior/SETI;

Profa. Dra. Graciete Tozatto Goes – UEPG;

Profa. Dra. Maria Aparecida Crissi Knuppel – UVPR;

Profa. Me. Marta Cleidiane Rodrigues Anciutti – UVPR;

Prof. Dr. Rene Wagner Ramos – Assessor SETI;

Profa. Dra. Wanda Terezinha Pacheco dos Santos – UNICENTRO.

REITORIA DA PUCPR

Ir. Rogério Renato Mateucci – Reitor da PUCPR;

Prof. Dr. Vidal Martins – Vice-reitor;

Profa. Dra. Andreia Malucelli – Pró-reitora de operações acadêmicas;

Prof. Dr. Ericsson Falabretti – Pró-reitor de desenvolvimento educacional;

Profa. Dra. Paula Cristina Trevilatto – Pró-reitora de pesquisa, pós graduação e inovação;

Prof. Dr. Fabiano Incerti, Pró-reitor de missão, identidade e extensão.