Reitoria

Reitoria - 01 set 2021

Reitor da PUCPR participa do VIII Encontro Brasileiro das Cidades Educadoras

O professor Waldemiro participou da mesa-redonda com mais dois reitores sobre "A Universidade a serviço das Cidades Educadoras"

Aconteceu nesta última quinta-feira (26) a participação do Reitor da PUCPR, professor Waldemiro Gremski, no VIII Encontro Brasileiro das Cidades Educadoras. O evento ocorreu entre os dias 26 e 27 de agosto, online, tendo Curitiba como sede do evento.

O professor Waldemiro participou de uma mesa-redonda com mais dois reitores, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Uninter, com o tema “A Universidade a serviço das Cidades Educadoras”.

Na ocasião, o reitor pôde apresentar diversos projetos que a PUCPR desenvolve para atender a comunidade. Entre eles: projetos sociais, programas de iniciação científica, Hotmilk, Cátedra (uma parceria entre a PUCPR e Prefeitura Municipal de Curitiba), Programa Vizinha, Lampedusa, SOS Vila Torres e Processo Seletivo de bolsas integrais para a comunidade da Vila Torres.

Em sua fala, o professor Waldemiro destacou a Revolução 4.0 e fez um apanhado geral sobre a educação no cenário global. Sinalizou ainda que uma cidade educadora, junto com as universidades, forma um ecossistema com cidadãos conectados e transformadores.

Por fim, ressaltou que a PUCPR possui entre suas áreas estratégicas uma linha de pesquisa com o tema Cidades, em que são desenvolvidos estudos de gestão de espaços urbanos, políticas públicas entre outros.

Sobre o evento

O Encontro tinha como premissa comentar os desafios das Cidades Educadoras diante da atual pandemia, abordando ações acadêmicas, experiências e relatos de profissionais da área. A inovação frente a esses desafios e a formação de profissionais da educação também foram debatidas.

Os temas tratados seguiram três aspectos da esfera social, política e educativa: “Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade, Educação Integral e Territórios Educativos”; “A experiências e desafios das cidades frente à pandemia” e “O desenvolvimento profissional na Educação em uma sociedade em rede.

saiba mais sobre o VIII Encontro Brasileiro das Cidades Educadoras