Pesquisa - 06 ago 2021

Novo podcast da PUCPR irá descomplicar pesquisas científicas

“Explica Essa” trará professores para explicarem e debaterem, de forma didática e simples, as pesquisas que desenvolvem na Universidade

A pesquisa científica de qualidade é parte fundamental de toda boa universidade. Porém, muita gente sente que a linguagem acadêmica é muito complexa, o que por vezes deixa a ciência distante da sociedade em geral. Pensando nisso, a PUCPR decidiu lançar um novo podcast, que irá abordar pesquisas científicas de um jeito diferente e divulgar o conhecimento produzido na Universidade de forma acessível. Na próxima segunda-feira (09), estará disponível no Spotify o “Explica Essa”.

O objetivo do novo podcast é combater a desinformação, gerar debates e contrapor visões sobre temas científicos relevantes, com linguagem acessível e sem deixar de lado a complexidade das pautas. Pesquisas de todas as áreas do conhecimento serão apresentadas de forma interdisciplinar e aplicada à realidade. O “Explica Essa” criará uma ponte entre os pesquisadores da PUCPR e a comunidade, transformando trabalhos científicos relevantes em conteúdo útil e compreensível para professores, estudantes, gestores, pesquisadores e curiosos.

O “Explica Essa” será um programa quinzenal, com lançamento de novos episódios às segundas-feiras. Os conteúdos serão disponibilizados no perfil do podcast no Spotify, e os episódios terão duração média de 20 a 30 minutos.

Pesquisa científica na PUCPR

A pesquisa científica de qualidade é um dos pilares da PUCPR, que asseguram boas colocações em rankings universitários nacionais e internacionais. Atualmente, a PUCPR figura entre as três melhores universidades privadas do Brasil, de acordo com o Latin America University Rankings 2021. É também a primeira do Paraná entre públicas e privadas pelo seu impacto e relevância internacional em pesquisa.

Conteúdos científicos de peso são produzidos na PUCPR, mas nem sempre esses estudos são conhecidos pela comunidade. O “Explica Essa” vem suprir a necessidade de divulgar informações verdadeiras e de qualidade para a sociedade em geral, com foco em apresentar pesquisas que contribuem para as vidas de todos.

O podcast

Em seu primeiro episódio, o “Explica Essa” irá debater o tema “Cidades Inteligentes”, resgatando a definição do tema e trazendo reflexões sobre gestão urbana, sustentabilidade e tecnologia. Os convidados deste episódio são os professores Rodrigo Firmino, doutor em Planejamento Urbano, e Ubiratã Tortato, professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCPR.

Em episódios futuros, o podcast debaterá temas como Tecnologia na Saúde, Machine Learning e Segurança Digital, Direitos Humanos e muitos outros. No “Explica Essa”, serão debatidas pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, sempre com abordagem interdisciplinar.

SIGA O “EXPLICA ESSA” NO SPOTIFY
CONHEÇA AS INICIATIVAS DE PESQUISA DA PUCPR