Câmpus Toledo

Câmpus Toledo - 10 abr 2023

Toledo tem único curso de mestrado das Américas com foco no cooperativismo

Curso é uma iniciativa da PUCPR com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o Sescoop/PR

mestrado em cooperativismo PUCPR Câmpus Toledo

O cooperativismo é um dos principais pilares da economia do Oeste paranaense. Atualmente, das 225 cooperativas filiadas à Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), 52 estão localizadas na região Oeste, sendo responsáveis por 62% do total de empregos gerados pelas cooperativas paranaenses, ou seja, 85.449 de um total de 138.743 postos de trabalho. As cooperativas do Oeste também possuem cerca de 950 mil cooperados e tiveram uma movimentação econômica de quase R$ 70 bilhões.

Neste cenário, a PUCPR e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, o Sescoop/PR se uniram a fim de trazer para Toledo um programa de mestrado em Gestão de Cooperativas. O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais (PPGCOOP) oferece um Curso de Mestrado na modalidade “Profissional”. É o único programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas do Brasil e da América Latina, sem qualquer programa similar e no mesmo nível de qualificação (stricto sensu).

“O curso possibilita ao estudante desenvolver sua capacidade gerencial empreendedora, prestar consultoria interna ou externa, exercer funções de direção ou gerência e também lecionar em escolas ou instituições de ensino superior no campo da Gestão e Cooperativismo”, explica Alex Ferraresi, coordenador do programa, que já é oferecido há 10 anos no Câmpus Curitiba da PUCPR e possui conceito 4 na Capes (Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Para Evandro Naves, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da PUCPR Toledo, a vinda deste curso para a região reforça o papel institucional da Universidade em desenvolver profissionais e pesquisas para este importante motor da economia regional. “Os números do cooperativismo revelam a capacidade produtiva do setor na geração de trabalho e renda. Nesse contexto, é essencial que o setor esteja atento à formação continuada de seus colaboradores para seguir na trajetória de crescimento”, revela.

O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, explica que o Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas foi lançado em outubro de 2013, por meio de uma parceria do Sistema Ocepar com a PUCPR.

“Estamos em andamento com a décima turma com 43 estudantes. Nas nove turmas anteriores, foram 102 profissionais que concluíram o curso. Mestres em Gestão, muitos dos quais, profissionais de cooperativas ou que passaram a exercer alguma atividade no meio cooperativista. A finalidade do curso é desenvolver o senso crítico dos mestrandos, com foco na capacidade gerencial empreendedora, de prestação de consultoria ou para o exercício de funções de direção e gerência. Importante também destacar que por meio deste curso, foi possível desenvolver inúmeras pesquisas, conteúdos e uma literatura sobre o cooperativismo e sua forma de atuação, especialmente no que se refere a governança e gestão”.

Programa de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas e Organizações Complexas e Plurais (PPGCOOP) PUCPR Toledo

Informações:

WhatsApp: 45 99131-6992

Saiba mais sobre o curso.