Destaque

Destaque - 26 set 2022

Tese sobre o animal na Filosofia é aprovada com distinção e louvor no programa de cotutela PUCPR e Universidade de Coimbra

Trabalho abordou a questão do animal e da animalidade na obra de Hans Jonas

A tese “O olho do ser: animalidade e expressividade em Hans Jonas” foi defendida por Thiago Vinícius de Vasconcelos, estudante do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da PUCPR em cotutela com a Universidade de Coimbra, Portugal.  

O trabalho foi aprovado com nota máxima, distinção e louvor, em reconhecimento à qualidade da escrita e ao rigor e competência das respostas dadas pelo candidato às questões levantadas pela banca, que foi formada por seis professores/as: Prof. Dr. Diogo Ferrer (Universidade de Coimbra; presidente), Prof. Dr. Jelson Oliveira (PUCPR), Prof. Dr. Roberto Franzini Tibaldeo (PUCPR), Prof.ª Dr.ª Lilian Godoy Fonseca (UFVJM), Prof.ª Dr.ª Maria Luísa Portocarrero (Universidade de Coimbra), Prof. Dr. Olivier Feron (Universidade de Évora) e Prof.ª Dr.ª Maria Fernanda Bernardo (Universidade de Coimbra).  

A tese foi orientada pelos professores Jelson Oliveira (PUCPR) e Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra). Esse foi o terceiro trabalho de doutorado aprovado no âmbito do programa de cotutela mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) com a Universidade de Coimbra. Atualmente um quarto está em andamento.  

Nesse modelo, o estudante apresenta um trabalho em júri comum entre as duas instituições e recebe dois diplomas, um de cada universidade. O trabalho apresentado por Thiago Vinicius Rodrigues de Vasconcelos aborda a questão do animal e da animalidade na obra do filósofo alemão Hans Jonas e é parte das atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR, instituição que sedia o Centro Hans Jonas Brasil e a Cátedra Hans Jonas, cujos estudos estão voltados para questões éticas e ontológicas ligadas à responsabilidade humana diante da crise ambiental.