Fique por dentro - 15 set 2023

Tema da Campanha Setembro Amarelo 2023 é a importância das outras pessoas nas nossas vidas

Faça sua inscrição gratuitamente e participe das atividades

campanha setembro amarelo

A Campanha Setembro Amarelo 2023 da PUCPR convida os (as) estudantes a refletirem sobre a importância das outras pessoas nas nossas vidas, dos grupos e dos relacionamentos interpessoais como elementos essenciais para uma coexistência plural, acolhedora e saudável na nossa comunidade acadêmica.

Você já se perguntou quem são suas pessoas preferidas no mundo? Quem é importante para você? Com quem você compartilha momentos bons e ruins? Quem você guardaria num “potinho”?

Esses questionamentos ajudam no exercício de reflexão sobre a importância das pessoas nas nossas vidas. Nós, seres humanos, somos essencialmente sociais. Para alguns, conviver com os outros é algo fundamental, para outros, nem tanto. Mas, fato é que, em maior ou menor grau, a convivência com outras pessoas é necessária em nosso universo acadêmico e sociedade. As relações, as conversas e as trocas que construímos no cotidiano da universidade podem ser aliados importantes na nossa formação integral como pessoas, estudantes e profissionais.

Fatores de risco e proteção

Quando falamos sobre saúde mental, prevenção do suicídio e valorização da vida é importante pensarmos sobre fatores de risco e de proteção.

Fatores de risco são condições, características ou experiências que aumentam a probabilidade de uma pessoa desenvolver problemas relacionados a saúde mental. Por outro lado, os fatores de proteção são elementos internos ou externos que contribuem para que os indivíduos enfrentem os diferentes desafios da vida. Dentre os diversos fatores, queremos ressaltar a rede de apoio protetiva.

A campanha conta com rodas de conversa, oficinas, minicursos e palestras.

No dia 11/09 será realizada a palestra online “A escrita como processo de ressignificação do trauma: diálogos entre a psicologia e a literatura”, das 19h às 21h.

Faça sua inscrição gratuita aqui.

Confira a programação completa e participe.