Iniciação Científica - 01 jun 2022

Save the date: Feira de Ciências Júnior da PUCPR

Evento reúne estudantes da educação básica que desenvolvem pesquisas

A Feira de Ciências Júnior, evento tradicional na PUCPR, já tem data marcada para sua 7ª edição: 25, 26 e 27 de outubro de 2022. Este ano, será no formato híbrido, com a exposição, a avaliação e a premiação dos projetos científicos no formato presencial e a programação científica online. Na mesma data ocorrerá também a 3ª Mostra Paralela de Ciências Júnior, no formato online, que será aberta à participação de todos os municípios brasileiros.

O tema desta edição da 7ª Feira de Ciências Júnior é Direitos Humanos: Ciência para desenvolver um futuro mais humano e sustentável. Os trabalhos deverão ter aderência a um dos seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

1) Erradicação da pobreza;

2) Educação de qualidade;

3) Igualdade de gênero;

4) Trabalho decente e crescimento econômico;

5) Redução das desigualdades;

6) Paz, justiça e instituições eficazes.

Já o tema da 3ª Mostra Paralela de Ciências Júnior será livre.

Premiação:

Os estudantes que desenvolverem os melhores trabalhos poderão receber menção honrosa e/ou uma bolsa de Iniciação Científica Júnior. Neste programa eles têm a oportunidade de desenvolver uma pesquisa dentro da PUCPR, no ano seguinte à premiação, orientados por um dos professores pesquisadores da Universidade e vivenciar todo esse universo da ciência.

A novidade deste edital é a categoria de premiação do professor: cinco professores serão selecionados para participar de uma roda de conversa durante o evento. Seus vídeos postados ficarão em exposição durante o evento, e eles receberão declaração de menção honrosa e também concorrerão ao prêmio de “Professor Destaque em Educação Científica”.

Todas as premiações serão anunciadas na cerimônia de encerramento do evento.

As inscrições para participar dos eventos serão online, e poderão ser feitas por meio deste link até o dia 29/07. Para mais informações, acesse o edital na página: Editais – PUCPR, procurando por “Feira de Ciências” ao final da página.