Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 24 abr 2019

Workshop: HULAP – Saúde Urbana, Cidades e Envelhecimento Saudável

O HULAP (Healthy Urban Living and Ageing in Place) é um projeto super interessante, que procura compreender melhor quais as características dos centros urbanos que podem favorecer um envelhecimento saudável, por meio de um estilo de vida ativo.

Esse projeto foi conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Qualidade de Vida (GPAQ) e possui a colaboração da Queen’s University de Belfast, Irlanda do Norte.

Os resultados parciais do projeto foram apresentados no Fórum de Acessibilidade do CREA-PR, realizado no dia 08 de abril na PUCPR. Os dados analisados até o momento indicam que características como presença e continuidade de calçadas, tipo da calçada, inclinação e irregularidades no piso são barreiras que dificultam ou impedem a caminhada dos idosos

Além desses dados, também foram analisados os atributos do bairro, como condições para caminhar, serviços no bairro, trânsito, entre outros.

Todos os resultados serão apresentados em um workshop, aqui na PUCPR, dia 30 de abril, às 10h. Entre os convidados estão membros do poder público, sociedade civil, ONGs e conselhos os quais podem utilizar os resultados para implementar ações que afetem a qualidade de vida dos idosos.

Fique de olho no nosso portal para conferir os resultados do projeto HULAP!