Escola de Educação e Humanidades

Escola de Educação e Humanidades - 01 ago 2022

Professores do PPGF, Léo Peruzzo e Bortolo Valle, participam de atividades acadêmicas no Timor-Leste

Na embaixada brasileira os docentes conheceram as ações de cooperação e parcerias desenvolvidas entre os países

Os professores Léo Peruzzo e Bortolo Valle participaram, ao longo de três semanas, de atividades promovidas pela Universidade Nacional Timor Lorosa´ – UNTL, em Díli, Timor-Leste. 

Inicialmente, os professores foram recebidos pelo Embaixador do Brasil em Díli, Sr. Maurício Medeiros de Assis, na Embaixada brasileira. Na ocasião, foram apresentadas ações de cooperação e parcerias já desenvolvidas entre os países, particularmente em nível de Pós-Graduação.  

Na sequência, os professores ministraram aulas no curso de Graduação em Filosofia da UNTL, especialmente aos estudantes de 2º e 3º anos.

Na mesma ocasião, realizou-se a Defesa Pública do Doutorando Martinho Borromeu, que realizou parte de suas pesquisas no Brasil, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da PUCPR e sob orientação do Prof. Dr. Bortolo Valle. 

Os professores Léo Peruzzo e Bortolo Valle ainda realizaram duas conferências internacionais: a primeira, uma parceria entre a UNTL, o ISFIT e o PPGF da PUCPR com os temas “Razão Poética e Inteligência Artificial”.

O evento ocorreu no Instituto de Filosofia e Teologia D. Jaime Garcia Goulart, com a participação de aproximadamente 300 estudantes. O segundo evento ocorreu no Museu da Resistência, em Díli, com a presença do Reitor da UNTL e o Embaixador do Brasil no Timor-Leste, com o tema “A importância da Filosofia no Ensino Secundário no Timor”.  

Além disso, os professores estiveram visitando a cidade de Hermera, particularmente o vilarejo de Hatulia, onde a Igreja local mantém uma escola e promove ações de conscientização do Ensino aos jovens. São atendidos aproximadamente 600 estudantes, muitos dos quais residentes nas montanhas da região.

Os professores foram recebidos com festa e apresentação cultural promovida pela escola. Na mesma ocasião foram convidados para colocarem a pedra fundamental no Centro Educacional mantido pelas Irmãs Carmelitas em Hatulia, o qual pretende expandir o atendimento a meninas estudantes da região.