Reitoria

Reitoria - 03 maio 2023

PUCPR recebe vice-governadora e comitiva da Voivodia da Silésia na Polônia

Empresas polonesas assistiram aos pitchs das startups da Hotmilk

A Vice-governadora da Voivodia da Silésia na Polônia, Anna Jedynak, e sua comitiva visitaram a Hotmilk e a Reitoria da PUCPR para intensificar negociações de acordos e promover internacionalização de startups.

As empresas polonesas que participaram da comitiva assistiram os pitchs das startups da Hotmilk e apresentaram seus projetos são:
– A AQUAcell, desenvolvedora da antena de água sem fios;
– A Ecobiotech, empresa que utiliza processos biotecnológicos para resolver os problemas do ambiente;
– A Zenessio, fabricante de equipamento profissional para a regeneração de filtros e catalisadores;
– A It4kan, fabricante de sistemas informatizados modernos para medicina;
– A Industry 4.0, que fabrica caldeira de eletrodos para a indústria de energia;
– E por último a Soniqsoft, que desenvolve aplicações web dedicadas e software avançado para empresas.

Na Universidade eles foram recebidos pelo Reitor Ir. Rogério Mateucci, pelo professor Waldemiro Gremski, (reitor no período de 2014 a 2021) e da professora Paula Cristina Trevilatto, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Viviane Martins Mader, Coordenadora de Relacionamento Internacional.

Para o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Mateucci, “a visita de uma delegação a universidade não é apenas e exclusivamente um ato formal ou protocolar. É uma possibilidade de vínculos, de parcerias, de potencialização de saber, de partilha científica; enfim, é a possibilidade de ‘contribuições’”.

Essa é a segunda vez, em menos de um ano, que autoridades da região visitam a Universidade com interesse em promover a troca de experiências de pesquisa e inovação.

Durante o pronunciamento da vice-governadora, ela deixou clara a intenção de assinarmos em breve um novo termo de cooperação. A Polônia já tem 8 termos de cooperação ativos com a PUCPR.

Presenças
Representando o governo da Silésia, estiveram presentes a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Transformação da Região, Małgorzata Staś; a vice-diretora do Departamento de Economia e Cooperação Internacional, Aleksandra Samira-Gajny; a vice-diretora do Departamento de Desenvolvimento e Transformação da Região, Barbara Szafir; além de Katarzyna Imieło, do Departamento de Economia e Cooperação Internacional; e Magdalena Urbańczyk, do Departmento de Desenvolvimento e Transformação da Região.

Visita Voivodia Silésia 1Do Fundo da Alta Silésia (Upper Silesian Fund), estiveram presentes o presidente, Bartłomiej Babuśka; a diretora do Departamento de Cooperação Internacional, Zoriana Czajkowska; e Natalia Kroczek, do Departamento de Cooperação Internacional.

Também fazem parte da comitiva Mariusz Kruczek; do Instituto Central de Mineração (Central Mining Institute); o diretor de Ciência e Tecnologia do Technopark Gliwice, Jacek Kotra; e os representantes das empresas polonesas: Agnieszka Pająk, da AQUAcell; Małgorzata Kramarz, da Ecobiotech; Marcin Kot, da Zenessio; Małgorzata Ciszek, da It4kan; Magdalena Grolik, da Industry 4.0; e Mariusz Czarneck da Soniqsoft.

Agenda de compromissos

A comitiva também visitou o Governador do Estado – Carlos Massa Ratinho Jr, no Palácio Iguaçu, a Universidade Federal do Paraná, o Bosque do Papa, o Centro Histórico da capital, o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), o Museu Oscar Niemeyer, o Teatro Guaíra e a Federação das Indústrias.