Destaque - 13 nov 2023

PUCPR realiza atendimentos gratuitos para regularização de CPF

Professores, estudantes de Ciências Contábeis e servidores da Receita Federal estarão disponíveis para auxiliar a comunidade

Regularize seu CPF
Receita Federal/ Divulgação

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos principais documentos dos cidadãos brasileiros e sua irregularidade pode impossibilitar diversas ações, como movimentos em conta bancária, emissão de passaporte, compra e venda de imóveis e retirada de aposentadoria.

Para auxiliar a população, a PUCPR, com apoio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal do Brasil – NAF, promove atendimentos gratuitos com funcionários da Receita Federal e auxílio de estudantes e professores do Curso de Ciências Contábeis para tirar dúvidas sobre o processo de regularização do documento.

“Há diversos motivos que podem levar um CPF a ficar irregular, seja suspenso ou até mesmo cancelado, entre eles a ausência de entrega de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)”, comenta o coordenador do curso de Ciências Contábeis da PUCPR, Hugo Dias Amaro. Não ter o documento regular pode prejudicar até mesmo a retirada do benefício do Bolsa Família e impossibilitar inscrições para concursos públicos.

Outras razões para a irregularidade são cadastros incorretos ou incompletos, medidas administrativas ou judiciais, alteração de nomes sem atualização na Receita Federal, entre outros. “Nosso evento se destina a descobrir os motivos e propor soluções para as causas da irregularidade. Afinal, ter o documento atualizado permite uma qualidade de vida maior e de acordo com as leis fiscais brasileiras”, explica.

Os atendimentos acontecem nos dias  13 e 14 de novembro, das 13h às 16h, no Espaço HUB (Térreo), do Bloco Laranja (4) da Universidade.

Regularização de CPF

Datas: 13 e 14 de novembro, das 13h às 16h

Público: Comunidade em geral

Local: Espaço HUB (Térreo) do Bloco Laranja (4) da PUCPR – R. Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho, Curitiba – PR