Destaque

Destaque - 03 set 2021

PUCPR promove evento online e a gratuito sobre a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental para o Setembro Amarelo

O evento reunirá especialistas de diferentes áreas do conhecimento em uma série de ações envolvendo estudantes, professores, colaboradores e comunidade externa

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, anualmente, centenas de milhares de pessoas tiram a própria vida. Apesar de os números serem alarmantes, segundo a própria Organização, os dados podem ser ainda maiores em decorrência da subnotificação. Segundo o coordenador do Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP) da PUCPR, Saulo Geber, “O tema do suicídio se tornou ainda mais sensível desde o início da pandemia da COVID-19, pois vivemos momentos de perdas físicas, sociais e financeiras”.

Atenta a esta realidade, a PUCPR realiza neste mês a campanha Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida, que tem como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre esta temática tão importante. Para o ano de 2021, foi programada uma série de ações que terão como público estudantes, professores, colaboradores e comunidade externa, buscando dar visibilidade a um assunto ainda tabu, responsável pela morte de milhares de pessoas em todo o mundo.

Como ação de abertura da campanha desse ano, acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro, o II Simpósio Setembro Amarelo: Saúde Emocional e Valorização da Vida. O evento reunirá especialistas de diferentes áreas do conhecimento para discutir temas relacionados à prevenção do suicídio, promoção da saúde emocional e valorização da vida. O simpósio será gratuito, transmitido pelo YouTube e serão emitidas declarações de participação.

Saúde emocional na Universidade

A psicóloga do SEAP Beatriz Vaz, uma das organizadoras da campanha, explica que na PUCPR o Setembro Amarelo tem sido tratado por duas perspectivas principais. Uma primeira a partir do reconhecimento de que pessoas vivem situações de sofrimento psíquico, demandando momentos e espaços de acolhimento, cuidado e intervenção. Em uma segunda perspectiva, também se identifica a importância de tratarmos o tema em uma visão positiva de vida, da necessidade de buscarmos estabelecer laços saudáveis com a vida, através do encontro, troca, felicidade e harmonia.

Vale também destacar que apesar de o mês de setembro trazer uma maior visibilidade ao tema da prevenção do suicídio, as ações de promoção da saúde emocional acontecem durante todo o ano na Universidade. É o que conta a psicopedagoga do SEAP Ana Michelotto, que atua no setor de apoio aos estudantes. “Estes temas são abordados por meio de ações de acolhimento, oficinas, rodas de conversa, capacitações e também encaminhamentos para redes externas de cuidado e atenção à saúde. Ações estas destinadas aos nossos estudantes, professores, colaboradores e público externo de nossa comunidade”.

acesse a programação completa e inscreva-se