Câmpus

Câmpus - 08 mar 2022

PUCPR celebrará seus 63 anos no dia 14 de março

Dentre as comemorações, Universidade homenageará os colaboradores por tempo de casa

Considerada a melhor instituição de ensino superior paranaense e uma das melhores do Brasil, de acordo com o ranking da Times Higher Education, a PUCPR é uma Instituição que acompanha as inovações e mudanças que ocorrem na sociedade. No dia 14 de março, a PUCPR completará 63 anos.

Parte do Grupo Marista, a Universidade é uma instituição católica privada, sem fins lucrativos, que tem como missão proporcionar uma formação integral a cidadãos globais, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais que preparam para atuação nos mais variados contextos. Além da área educacional, a Universidade atua na saúde e solidariedade.

Conheça um pouco mais dessa história por meio da lista de curiosidades que fizemos especialmente para essa data:

1. Até 1995, o lugar onde hoje é o Câmpus Curitiba da PUCPR, era o Hipódromo do Guabirotuba – atualmente conhecido como Jockey Club. Em 1957, foi autorizada a doação do terreno para a criação da Universidade.

2. Nos tornamos Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 1985. Além da nossa Instituição, existem apenas mais seis Pontifícias no Brasil: PUC Rio de Janeiro, PUC São Paulo, PUC Campinas, PUC Rio Grande do Sul, PUC Minas e PUC Goiás. As PUC´s têm origem católica, são próximas, mas cada uma funciona de uma forma independente.

3. O logotipo atual da PUCPR foi repaginado assim que a Instituição recebeu o título de Pontifícia. Combinado com o primeiro símbolo da Universidade, no logo atual, temos os livros levemente abertos, representando a Fé, o Conhecimento e a Criatura e o brasão de armas do Estado do Vaticano.

4. Além de um acervo maravilhoso, a Biblioteca Central também tem uma história curiosa: o espaço que ela ocupa era, no início da PUCPR, um campo de futebol de areia aproveitado por professores e colaboradores. Hoje, o prédio ela reúne obras de artistas como Poty Lazzarotto, Sergius Erdelyi e Abrão Assad, na época professor da Universidade.

5. Entre 1973 e 2013 (anos de importantes mudanças para a Universidade), a PUCPR passou de 5 mil para 32 mil estudantes, divididos entre graduação e pós-graduação. É uma legião de #FilhosdaPUCPR espalhada pelo mundo!

6. Neste ano, além do aniversário da Universidade, o Câmpus Londrina completa 20 anos.   Para você celebrar conosco, organizamos uma programação especial. Confira:

Missa de ação de graças

No dia 14/03, às 11h, será realizada a Missa de Ação de Graças na Paróquia Universitária Jesus Mestre. A celebração será transmitida ao vivo pelo Youtube da PUCPR, mas é possível acompanhá-la presencialmente. Assista aqui

Homenagem por tempo de casa

No dia 14/03, às 16h30, os colaboradores que completaram 25 anos ou mais de trabalho na PUCPR, em 2021, serão reconhecidos em um evento com a presença do Reitor, Ir. Rogério Renato Mateucci. Assista aqui