Destaque - 15 fev 2022

PUC Carreiras realiza atendimentos a estudantes e egressos em busca de oportunidade de trabalho

Escritório faz orientações personalizadas, análise de currículos, simulação de entrevistas e oficinas

puc-carreiras-pucpr-estagio

Realizar o primeiro estágio é um passo importante para o processo de aprendizagem. Ele possibilita que o estudante aperfeiçoe o que aprendeu na sala de aula com o conteúdo teórico e adquira conhecimentos práticos durante o dia a dia na empresa. Além disso, por meio do estágio o estudante tem seu primeiro contato com o mercado de trabalho na sua área de formação.

Sabendo disso, o PUC Carreiras realiza ações de orientação personalizada, análise de currículo, simulação de entrevistas e várias oficinas para que os estudantes desenvolvam as habilidades necessárias para a conquista do estágio.

Para o estudante Andre Delfino, do curso de Engenharia de Software, o estágio é uma parte crucial da formação porque na Universidade o estudante aprende a teoria com os exercícios, em um ambiente controlado, que permite errar, mas no mercado de trabalho não terá tanta tolerância a erros, nem alguém para tirar dúvidas.

“Temos a possibilidade de vivenciar isso na prática, de cometer erros e aprender com eles. Entender que no mercado de trabalho é diferente da sala de aula, o estágio nos dá essa preparação. O que é bem diferente de cair de paraquedas em uma empresa ou um cargo de maior responsabilidade só com o conhecimento da sala de aula”, exemplifica.

Ele ressalta o estímulo que recebeu da PUCPR, principalmente dos professores, para entrar no mercado de trabalho. “Os docentes sempre estão enfatizando nosso potencial, se disponibilizam para nos ajudar com questões fora do ambiente acadêmico, o que gera uma segurança maior. É uma relação além de estudante e professor, eles são nossos amigos e mentores para a vida”.

Para Andre, ter uma área de carreiras para fornecer suporte aos estudantes é muito importante para garantir que todas as atividades que serão feitas pelo estagiário não estejam além do seu conhecimento. “Quando estava à procura de um estágio, o que mais encontrei e ouvi dos meus colegas é que algumas empresas estavam buscando mão de obra barata. Exigindo de um estagiário habilidades técnicas (hard skills) que não fazem parte da matriz curricular dos cursos. São conhecimentos que se adquirem com o tempo, conforme vai conhecendo o mercado, as áreas em que pode atuar, já que a Engenharia de Software é um mundo cheio de possibilidades.”

Por meio de uma análise de perfil, realizada pelo PUC Carreiras, o estudante conseguiu uma vaga de estágio na Venko Networks.

“Diferente de muitas empresas que buscam estagiários, a Venko tem um programa de estágio, no qual está disposta a ensinar, porque compreende a importância dessa atividade na vida acadêmica e fora dela. Estou muito contente com meu estágio”, explica o estudante que também menciona as outras orientações feitas no PUC Carreiras para a elaboração de currículo e orientações para as entrevistas.

karoline-na-porcelanosa-puc-carreiras-estagioKaroline Moura, estudante do curso de Design, também conseguiu seu estágio por meio do PUC Carreiras. Em 2023 ela fará um intercâmbio na França, para o qual está se preparando desde o início do curso, por isso, o PUC Carreiras encaminhou para uma oportunidade alinhada com suas necessidades.

“A equipe conversou comigo para alinhar os objetivos com as propostas de vaga. Hoje trabalho em uma empresa que foi um passo importante na minha ida para o exterior, tanto financeiramente quanto em oportunidade”.

A estudante conta que o estágio foi o primeiro contato que teve com a sua profissão e percebe a diferença entre estar na universidade e na empresa. “Estagiar significa assumir o papel de profissional, tomar decisões e ações de acordo, entendendo que por ser estudante eu tenho muitas coisas para aprender ainda”, pontua.

Para ela, ter uma área de carreiras é imprescindível porque o estudante entra na Universidade sem conhecer nada e precisa se adaptar ao ambiente, as pessoas e ter um bom desempenho. “A maioria que começa o ensino superior tem dúvidas sobre os primeiros passos para entrar no mercado de trabalho. Ter uma área de carreiras apoiando, explicando e encaminhando o estudante faz toda a diferença.”

O escritório do PUC Carreiras tem como objetivo auxiliar estudantes e egressos para o planejamento e autogerenciamento de carreira, que faz parte da formação integral promovida pela Universidade. Eles realizam a gestão de documentos, governança dos requisitos legais de estágio, oferta de vagas, cursos rápidos, acesso para empresas ao banco de currículos de estudantes e egressos, promoção de palestras em parcerias com empresas.

PUC Carreiras 2021 em números:

• Foram concedidos 9.774 estágios;
  • Mais de 1150 vagas de estágios publicadas no portal de carreiras;
  • 406 orientações individuais personalizadas;
  • 320 currículos analisados.

Estágios

Horário de atendimento: 9h às 19h