Destaque - 07 dez 2022

Projeto Comunitário celebra 20 anos com homenagens às instituições parceiras

O evento foi marcado com uma série de ações, entre elas, a entrega de um certificado de parceria às instituições sociais

representantes das instituições sociais recebem certificado durante evento dos 20 anos do Projeto Comunitário

O Projeto Comunitário da PUCPR comemorou, nesta segunda-feira (05), 20 anos de existência. O evento aconteceu no auditório Gregor Mendel, no Câmpus de Curitiba, e teve o intuito de homenagear e agradecer a parceria das instituições sociais, grandes colaboradoras desse marco histórico. Como destaque, houve a representação de histórias reais, vivenciadas durante o Projeto Comunitário. As histórias foram contadas durante o evento pelos responsáveis institucionais e representadas pela Cia de Teatro Pra Vida – A Casa João de Barro.

O evento também contou: com a presença e depoimento do Reitor da Universidade, Irmão Rogério Renato Mateucci; apresentação musical das crianças beneficiárias do Instituto Beija-Flor (instituição parceira do Projeto Comunitário), tocando músicas de Natal e MPB no violino e violoncelo; vídeos de depoimentos de estudantes, falando o quanto o Projeto Comunitário fez a diferença na vida deles. Além disso, como representação simbólica deste momento, houve a entrega de um certificado de parceria às instituições e um livreto com dados históricos dos 20 anos.

Crianças do Instituto Beija-flor fazem apresentação no evento de 20 anos do Projeto ComunitárioCelebrar 20 anos é uma grande conquista e marca um trabalho que envolve muitas mãos, destaca Debora Ester Feola Bana, coordenadora do Núcleo de Projetos Comunitários.

“Percebemos o quão significativas são as experiências promovidas aos estudantes durante as ações sociais, pois criam conexões com causas sociais anteriormente desconhecidas. Por isso, esse evento destaca nossas instituições parceiras, que além de fazerem lindos trabalhos em prol dos mais vulneráveis, também recebem e acompanham esses estudantes, promovendo uma grande sensibilização nesta vivência do Projeto Comunitário”, falou.

Maria Helena Witkovski Marafigo, coordenadora do Setor Social do Centro Redentorista de Ação Social (CERAS), falou sobre o evento. “É muito fácil dizer que foi um encontro que me emocionou do começo ao fim. Reviver algumas lembranças e ouvir histórias reais e movidas por carinho, dedicação e amor, realmente, me fez chorar de emoção o tempo todo. Gratidão a Deus e a todos que de uma forma ou outra cruzaram o meu caminho e me deram nesses anos de Projeto Comunitário, aprendizado, emoção, surpresas e muitas alegrias. Muito bom vivenciar tudo isso”, destacou.

Já para a coordenadora pedagógica da Associação Brasileira de Amparo a Infância (ABAI), Inês Fátima Polidoro, essa comemoração representa a maturidade do Projeto e a possibilidade de cada dia mais, aprofundar a aproximação dos estudantes com as diversas realidades sociais e ambientais.

“O Projeto tem um potencial muito grande e nós somos felizes por poder contribuir com esses estudantes, possibilitando o encontro deles com pessoas de outra realidade, os quais também tem potencial, pois a resistência que eles nos ensinam é um aprendizado que temos todos os dias quando temos contato com eles”, destacou. “Eu fiquei fascinada com o evento, principalmente com a representação do grupo de teatro, que transformou a fala das instituições em arte, trouxe muita sensibilização”, ressaltou Inês.

Além do Reitor e dos representantes institucionais, também estiveram presentes no evento: o Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão, Fabiano Incerti; o Diretor de Identidade Institucional, Khalil Gibran Martins Zeraik Abdalla e colaboradores da PUCPR.

Equipe do Projeto Comunitário com a Cia de Teatro

O Projeto Comunitário, idealizado pelo Irmão Clemente Ivo Juliatto, foi implantado na PUCPR em 2002, como componente curricular nos cursos de graduação, compondo as disciplinas do Eixo de Formação Humana da Universidade.

As atividades, denominadas ações sociais, são realizadas em instituições parceiras do Projeto Comunitário e por meio dessa experiência os(as) estudantes têm o contato com diferentes públicos e realidades sociais, o que oportuniza o fortalecimento da consciência solidária nas relações sociais.

Durante os 20 anos de atuação, mais de 122,2 mil estudantes realizaram esta disciplina, o que possibilitou o alcance de aproximadamente 658,2 mil beneficiários, por meio de mais de 49,6 mil ações sociais. Assim, traz em seu histórico muitas vidas transformadas e uma grande troca de aprendizados, tanto para os estudantes da PUCPR quanto para as instituições parceiras e seus beneficiários.

Para o Reitor, Ir. Rogério Renato Mateucci, “o Projeto Comunitário já tocou muitos corações e atuou junto a centenas de instituições, tendo em vista a formação de um competente profissional que seja “Gente Boa”.

Em seus 20 anos, nos ajudou a sermos mais humanos, pois nos oferece, no encontro com o outro, uma experiência de transcendência e, como afirmou o Papa Francisco, ‘chegamos a ser plenamente humanos quando somos mais do que humanos, quando permitimos a Deus que nos conduza para além de nós mesmos, a fim de alcançarmos o nosso ser mais verdadeiro. (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 08)’”.