Mestrado e Doutorado - 20 nov 2023

Observatório de “Educação em Direitos Humanos e Justiça Restaurativa nas escolas” será lançado no dia 22/11 na PUCPR

Iniciativa é em resposta ao agravamento da violência no ambiente escolar

Integrantes do Observatório de Educação em Direitos Humanos e Justiça Restaurativa

O cenário de violência nas escolas brasileiras atingiu níveis alarmantes em 2023, demandando ações eficazes para combater os ataques às instituições de ensino. Em resposta a esse desafio, pesquisadores uniram esforços para lançar o Observatório de Educação em Direitos Humanos e Justiça Restaurativa. A iniciativa é fruto do projeto “Pesquisa-Ação nas Escolas de Curitiba”, conduzido nos últimos cinco anos pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR.

De acordo com o relatório “Ataques às Escolas no Brasil: Análise do Fenômeno e Recomendações para Ação Governamental,” produzido com o apoio do governo federal, o ano de 2023 já registra o maior número de ataques às escolas e o Paraná está inserido nesse cenário preocupante.

Para enfrentar esse quadro, é necessário criar condições objetivas para que as escolas desenvolvam processos formativos capazes de combater todas as formas de violência e violações. Isso inclui o enfrentamento do racismo, machismo, capacitismo, LGTBQIA+fobia, idadismo ou etarismo, envolvendo toda a comunidade escolar e local.

Lançamento oficial: Observatório de Educação em Direitos Humanos e Justiça Restaurativa

O lançamento oficial do Observatório será realizado no dia 22/11, às 18h30, durante o V Simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas: Igualdade e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da PUCPR. O Pesquisa-Ação nas escolas será um dos projetos pilares do grupo, visando compreender a realidade das escolas públicas de ensino médio no Paraná e implementar intervenções a curto, médio e longo prazo.

O Observatório, composto por estudantes de escolas públicas, Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Justiça, SINDIEDUTEC, Comissões da OAB-Paraná, diretores de escolas, e universidades parceiras como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), University of Chicago e Universidad de Medellín, atuará com práticas de educomunicação, pesquisa científica, eventos, seminários e cursos sobre temas como Educação e Direitos Humanos, Comunicação não violenta, Justiça Restaurativa, entre outros.

O Observatório visa identificar os fatores que potencializam situações de violência e a negação dos direitos humanos nas escolas públicas do ensino fundamental e médio no Paraná. Por meio da Justiça Restaurativa, busca dissociar juventude e violência, proporcionando esperança por meio da educação à juventude em situação de vulnerabilidade.

Participe do evento você também, ele é gratuito e aberto ao público.