Destaque - 13 maio 2022

Inscrições para o Hackathon PUCPR Agronomia EMCV estão abertas até o dia 30

Evento presencial será realizado nos dias 03 e 04 de junho

Que tal ajudar na recuperação de áreas degradadas? O Hackathon PUCPR Agronomia EMCV está com as inscrições abertas até o dia 30. O evento, que conta com a parceria da Embrapa Florestas e Sebrae-PR, é uma maratona para o desenvolvimento de projetos de solução tecnológica que sejam inovadores e utilizáveis, buscando selecionar e valorizar as propostas desenvolvidas dentro da Universidade.

A professora Nayara Guetten Ribaski, do curso de Agronomia da PUCPR, explica que o curso entende a importância de promover a articulação entre setores produtivos e geradores de conhecimento, contribuindo como agente de inovação aberta à sociedade, academia e governo, propondo soluções inovadoras aos desafios identificados pela sociedade.

Contexto

O Brasil apresentou, em 2016, sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris. Uma das metas assumidas pelo Brasil foi o de “Restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030, para múltiplos usos”. Uma das barreiras para o plantio de espécies nativas é o acesso à informação sobre espécies e forma de plantio. Há muita informação, mas ela não está organizada e disponível para acesso amplo.

A temática nesta edição do Hackathon é: como acelerar a recuperação de áreas degradadas/reflorestamento de propriedades rurais, levando em consideração a geração de renda e o acesso à informação para os produtores?

Quem pode participar?

Podem se inscrever e participar do hackathon: maiores de 18 anos, estudantes de graduação, pós-graduação e egressos da PUCPR e de todas as universidades do País.

O evento contará com 8 equipes competidoras de áreas multidisciplinares e que tenham realizado a inscrição por meio do formulário. Confira no edital como deve ser a composição das equipe.

Os inscritos também precisam atender aos seguintes requisitos: curtir a página do Hackathon PUCPR, no Instagram @hackathonpucpr e ter disponibilidade integral para participar do evento no câmpus, durante os dias 03 (sexta-feira) e 04 (sábado), de junho.

O evento é dividido em três momentos:

1ª Etapa (Conhecimento do Problema) – 03/06: visita “in loco” de áreas estudo de caso, situadas na área experimental da Embrapa Florestas, região de Colombo e início das atividades.
2ª Etapa (Desenvolvimento) – 03 e 04/06: período para desenvolvimento das soluções com a orientação de mentores.
3ª Etapa (Banca avaliadora e Premiação) – 04/06: apresentação das soluções, feedback dos participantes, julgamento e premiação das equipes vencedoras.

Confira o cronograma completo no edital.

Premiações

1° LUGAR: Kit (mochila + camiseta); Livro; Ingressos para participar do 9º Workshop Apre / Embrapa para empresários do Paraná; 1 hora de mentoria com uma startup de Sucesso; 3 horas de mentoria da Hotmilk.
2° LUGAR: Kit (mochila + camiseta); Livro; 2 horas de mentoria da Hotmilk, 3 horas de mentoria do Sebrae.
3° LUGAR: Kit (mochila + camiseta); Livro; 1 hora de mentoria da Hotmilk, 1 hora de mentoria do Sebrae.

Realização

Este evento é realizado pelo curso de Agronomia da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) – unidade Florestas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PR).

Serviço:

Hackathon PUCPR Agronomia EMCV
Inscrições para equipe: até às 23h59, do dia 30/05. Formulário de inscrição: https://pucpr.app/inscricao-hackathon-agronomia ou pelo QR Code. As inscrições são gratuitas.
Data do evento presencial: 03 e 04 de junho de 2022.
Local: PUCPR, no bloco 3 (verde). Endereço: Rua Imaculada Conceição, nº 1.155, Prado Velho.