IBP

IBP - 09 maio 2022

Estudantes dos programas internacionais da EN recebem Vice-Presidente do CRA-PR para bate-papo sobre Economia e Mercado de Trabalho

Roselis Natalina Mazzuchetti falou sobre como a transformação digital afeta as profissões do futuro e impacta a atuação e competências do administrador internacional

Os estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios da PUCPR, o International Business Program (IBP) e o International Management Program (IMP), receberam a Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Roselis Natalina Mazzuchetti, para um bate-papo sobre “A Economia e Mercado de Trabalho do Administrador Internacional”.

A convidada foca suas pesquisas em comércio internacional, produção, inovação e qualidade. No encontro, ela abordou como a economia se relaciona à ciência da escassez, que está diretamente ligada aos recursos utilizados pelo homem para satisfazer suas necessidades. Dentro desse enfoque, a profissional falou sobre os agregados econômicos, importância dos investimentos e do comércio internacional e impactos do dólar. A partir disso, ela aproximou a abordagem ao panorama brasileiro, falando sobre o futuro do mercado de trabalho e sua relação com a transformação digital.

A partir desta abordagem, Mazzuchetti falou sobre as profissões do futuro e quais competências serão exigidas desses futuros profissionais. Em seguida, a convidada falou sobre a profissão do Administrador e as mudanças pelas quais a área tem passado nos últimos anos, alertando os acadêmicos sobre a importância de aprender rapidamente, interpretar novas situações, processar informações, trabalhar em equipe, empatia e atitude inteligente.

Segundo a professora dos programas internacionais da Escola de Negócios, Juliana Costa, debater este assunto permite que os estudantes tenham uma visão presente do mercado de trabalho e de como os futuros profissionais devem se preparar para encará-lo.

Graduada em Administração, Ciências Contábeis e Teologia, Mazzuchetti é Pós-doutora em Administração, Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e em Ciências Empresariales pela Universidad del Museo Social Argentino, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Mestre profissional em Gestão Agroindustrial. Ela tem especialização em Gestão Agroindustrial, Marketing, Recursos Humanos e Docência em Ensino Superior.

A profissional atua como professora adjunta no câmpus de Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná, coordenadora de projetos de pesquisa, de extensão e do Núcleo de Inovação Tecnológica da UNESPAR. Tem experiência como docente em programas de graduação e pós-graduação, como consultora, analista e gestora, atuando em diversas empresas.