Destaque - 07 jun 2023

Estudantes do Projeto Comunitário participam de ação social em comunidade indígena

Atividade tem participação de 19 acadêmicos e uma professora da PUCPR, com intuito de planejar e executar ações em prol das famílias que ali vivem

estudantes do Projeto Comunitário fazem ação em comunidade indígena

Uma das atividades do Projeto Comunitário deste semestre é a Caravana Solidária – de mãos dadas com indígenas Kaingang. A ação acontece na comunidade indígena, localizada no antigo Parque do Mate, em Campo Largo. No local, os estudantes, acompanhados da professora da PUCPR Mariana Grassi Noya, estão auxiliando, de formas diversas, oito famílias, incluindo 20 crianças, que se encontram em situação de vulnerabilidade e necessitam de apoio e de projetos que contribuam para a permanência deles no local.

“A principal coisa que tem acontecido aqui é uma escuta ativa dos alunos, que tem sido de maior valia. Eles também estão fazendo uma mobilização, dentro da PUCPR, com campanhas de arrecadação, além da organização de um evento para levar o pessoal da comunidade na Universidade, mostrar os seus costumes e ajudar com a venda do artesanato deles”, informou a professora.

Durante os encontros, o que não falta é alegria e diversão, principalmente às crianças, com a organização de diversas brincadeiras. Além disso, os estudantes estão captando imagens e realizando entrevistas com os indígenas, as quais serão utilizadas na produção de um documentário sobre a Comunidade Kaingang, e assim, além de contribuir com esse registro histórico, possibilitar que mais pessoas entendam as tradições e costumes dessa comunidade.

Projeto Comunitário estudantes brincando com crianças Para Gabriela Machado Monteiro, estudante de Direito, é gratificante poder contribuir de alguma forma. “Em nossa primeira visita eu percebi que, antes de tudo, são pessoas que a gente não vê no dia a dia. Acho que a maior demanda é conhecer como é a cultura deles, o que eles acreditam, como eles vivem, fora outras questões, pois infelizmente são pessoas muito marginalizadas pela nossa sociedade por um aspecto cultural. Então eles serem vistos aqui é o começo”, destacou a estudante.

“É um projeto que está crescendo com o passar da semana. Nós estamos auxiliando em algumas questões jurídicas, vendo a questão da documentação do espaço e, também, estamos brincando com as crianças. Está sendo uma troca cultural muito bacana e nós percebemos que o ser humano é bom, independente da cultura que ele tenha. Nós fomos e estamos sendo super bem recebidos aqui e também vamos recebê-los na nossa casa que é a PUCPR, em breve”, ressaltou Cassio Luiz Coscia Ricci II, estudante do curso de Direito.

O estudante ainda complementa sobre a sua experiência em realizar o Projeto Comunitário. “Quando a gente começa a conhecer outras pessoas de dentro da nossa Universidade, de outros cursos, a gente vai vendo que aquilo não precisa ser uma obrigação, que a gente pode se divertir, conhecer algo diferente. Tem sido muito enriquecedor para todos que tem participado, tanto para os indígenas que aqui vivem quanto pra gente”.

Indígenas na PUCPR

No dia 15 de junho, das 09 às 14h, alguns integrantes da Aldeia Kaingang estarão no bloco azul da PUCPR, onde farão apresentação cultural e feira de artesanato. Essa iniciativa partiu dos estudantes do Projeto Comunitário como uma das formas de contribuição à comunidade.

“Essa feira que estamos providenciando na universidade é para tentar angariar renda com a venda do artesanato deles, pois eles precisam muito”, falou a estudante Gabriela. “A expectativa é sensibilizar estudantes, professores, colaboradores e todo meio acadêmico para que compreendam e conheçam essa cultura, que está acontecendo num entorno tão perto”, explicou a professora Mariana.