Escola Politécnica

Estudantes da PUCPR participam das competições de Engenharia da SAE BRASIL

Times concorrem nas modalidades Fórmula e AeroDesign

Foto: galeria SAE BRASIL

Duas equipes de estudantes da PUCPR participarão das competições da SAE BRASIL, Society of Automotive Enginners, uma na modalidade Fórmula (carro de corrida) e outra na AeroDesign (avião rádio controlado).

Conheça cada uma das competições

A competição Fórmula tem como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Para formar um time multidisciplinar, as equipes têm integrantes de Engenharia Mecânica e de outros cursos também. Durante a competição eles desenvolvem um projeto completo e constroem um carro tipo Fórmula, que será testado em provas estáticas e dinâmicas.

A competição AeroDesign foi criada para difundir as técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica por meio da aplicação prática na competição entre equipes. No desafio os participantes trabalharão com casos reais de desenvolvimento de projeto aeronáutico desde a sua criação, projeto detalhado, construção e testes.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da PUCPR, professor Luis Turco, explica que cada equipe precisa planejar suas ações técnicas e administrativas, trabalhar em grupo, o que exige habilidades de comunicação, argumentação, convencimento, captação de recursos, resolução de conflitos, cumprimento de prazos e muitos outros.

Desenvolvimento de competências e diferencial no currículo

Para o professor, essas iniciativas são interessantes por desafiar os participantes individualmente e, por se tratar de um formato de competição entre estudantes de outras instituições, acaba por engajar ainda mais os grupos. Ele também conta que até mesmo as empresas percebem a importância de os candidatos participarem dessa experiência durante a graduação, passando a ser diferencial em processos de seleção.

“É um bom case para desenvolvimento de competências porque é necessário ter o conhecimento na área, saber agir e como se comportar em cada situação. Nessas atividades também são utilizados muitos conceitos e a aplicação de fundamentos teóricos em condição real/prática. A execução do produto final também é dos estudantes, por isso, o lado maker é bem presente”, detalha o docente.

Calendário das competições

09 a 14 de agosto será realizada a competição Fórmula SAE BRASIL, em Piracicaba – SP

03 a 06 de novembro será realizada a competição AeroDesign, em São José dos Campos – SP.