Escola de Negócios

Escola de Negócios - 28 abr 2022

Estudantes da Escola de Negócios apresentam projetos para Instituto de Relações Internacionais do Paraná

Iniciativa faz parte do Vivências Práticas, que compõe a matriz curricular dos programas International Management Program (IMP) e International Business Program (IBP)

Já pensou ter a oportunidade de apresentar propostas de mudanças para uma organização real e ter a chance do seu projeto ser implementado por ela? Os estudantes dos programas de graduação internacional da Escola de Negócios da PUCPR tiveram essa chance por meio do Business Tournament, apresentado a oito líderes do IRIP (Instituto de Relações Internacionais do Paraná).

Na atividade, os estudantes foram divididos em 11 grupos e cada equipe desenvolveu projetos que abordam dois temas: Crescimento e Awareness & Receita e Fundraising (Consciência de Marca e Captação de Recursos). Dentro do tema Crescimento e Awareness, os estudantes poderiam optar entre criar diferenciação prática entre iniciativas de relações internacionais daquelas de networking e negócios ou posicionar o IRIP como veículo e agente transformador que transita em relações internacionais e negócios.

Sobre o tópico Receita e Fundraising, os estudantes poderiam desenvolver propostas que ajudem o IRIP a ser gerencialmente autossustentável com uma estrutura funcional enxuta ou auxílio no desenvolvimento de produtos, parcerias e projetos que sejam fontes de receita para o instituto.

As apresentações foram feitas em formato de Pitch, que são apresentações rápidas e diretas que têm o objetivo de despertar o interesse da outra parte pelo seu negócio ou projeto. Cada grupo de estudantes teve 5 minutos para apresentarem suas propostas.

Dentre os projetos apresentados, a banca selecionou dois, um de cada tema. Os projetos foram avaliados segundo os critérios de apresentação, pesquisa, inovação, valor agregado e viabilidade.

Durante o encontro, a Presidente da Diretoria Executiva do IRIP, Maristela Parigot, expressou como o Instituto estava interessando em ouvir as ideias dos estudantes. “É muito bom ter jovens envolvidos nessas propostas. É disso que nós precisamos, esse tipo de atividade contribui muito e vocês estão de parabéns”, disse aos presentes.

Após ouvir as propostas de todos os grupos, o Conselheiro e Fundador do IRIP, Sergio Levy, encerrou o evento agradecendo os esforços dos estudantes.

“Se juntarmos todos os projetos propostos por vocês, vocês teriam uma proposta perfeita em mãos. As abordagens e perspectivas que vocês apresentaram foram diferentes, propondo a resolução de problemas de forma criativa e inovadora. Obrigado pelo esforço de todos”, finalizou Levy.

Segundo um dos professores responsáveis por desenvolver o projeto junto aos estudantes, Prof. Caio Camargo, esse tipo de atividade permite que os estudantes enfrentem desafios reais e se dediquem a analisar uma organização, discutir seu foco e propor soluções operacionais e de mercado relevantes para esse momento.”

A iniciativa faz parte do programa Vivências Práticas, que compõe a matriz curricular dos programas International Management Program (IMP) e International Business Program (IBP).