Câmpus Londrina

Câmpus Londrina - 11 nov 2022

Equipe de pesquisadores da PUCPR Londrina convida gestantes para estudo sobre a COVID-19

Pesquisa será realizada em parceria com universidade australiana

foto criado por lookstudio

A pandemia da COVID-19 se tornou rapidamente um grave problema de saúde pública e muitas perguntas ainda perduram sobre esta nova doença. Diante disso, pesquisadores da PUCPR – Câmpus Londrina, em parceria com a Monash University – Melbourne – Austrália, propuseram estudar o impacto da infecção por SARS-CoV-2 durante a gestação no desenvolvimento do feto e das crianças destas mães.

Por isso, a equipe de pesquisadores está convidando mulheres de Londrina e região que estejam grávidas e que tiveram ou não COVID-19 durante a gestação para participarem da pesquisa. Durante o estudo a gestante será submetida a avaliação médica e após o nascimento, seu filho(a) será acompanhado(a) durante a infância por uma equipe multidisciplinar (formada por pediatras, psicológicos e psiquiatras) para avaliação no neurodesenvolvimento.

Para o coordenador do projeto, professor Dr. Paulo Bignardi, estudos prospectivos que avaliem a influência da COVID-19 sobre a saúde da população precisam ser incentivados. “Existem algumas infecções virais e bacterianas conhecidas que quando ocorrem durante a gestação elevam o risco de surgimento de transtornos no neurodesenvolvimento da criança, por isso pesquisas que avaliem a associação destes transtornos com a COVID-19 possuem grande relevância para sociedade”, complementa o coordenador do estudo.

Os pacientes serão acompanhados no ambulatório acadêmico da PUCPR – Câmpus Londrina. Para participarem, as gestantes precisam se candidatar por meio do preenchimento do formulário no link abaixo, quando a equipe de pesquisadores irá entrar em contato.

Para se candidatar, preencha o formulário no link.

Dúvidas? Contato do ambulatório da PUCPR: WhatsApp 43-9176-4221