Destaque - 05 dez 2023

Ecossistema de inovação da PUCPR premia pesquisadores que se destacaram em 2022 e 2023

Promovido pela Hotmilk, Café com Ciência será realizado no dia 05/12

CRE PUCPR

Na terça-feira (05), a Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR, realiza o evento Café com Ciência para reconhecer o empenho e a excelência de pesquisadores que se destacaram ao longo de 2022 e 2023 e obtiveram concessões de propriedade intelectual.

Além de impulsionar ideias inovadoras e a geração de conhecimento e tecnologias, a iniciativa promove o desenvolvimento de soluções alinhadas às atuais demandas acadêmicas e sociais. No evento, estarão reunidos inventores, pesquisadores e demais membros da comunidade acadêmica para celebrar as mais de 20 concessões ocorridas nos últimos dois anos, entre patentes, desenhos industriais e softwares.

“Essas concessões são resultado do comprometimento contínuo da PUCPR em fomentar a pesquisa de ponta e transformar conhecimento em soluções práticas. O evento reforça o compromisso da Hotmilk com a promoção da inovação, inspirando futuras gerações de inventores”, comenta o diretor da Hotmilk, Marcelo Moura.

OrthoPETica

Um dos destaques do evento é o grupo de pesquisa responsável pela spin-off OrthoPETica, startup de tecnologia de implantes para reabilitação e mobilidade animal que desenvolve próteses ortopédicas para pets por impressão 3D a partir de exame de imagem. Os professores e estudantes compartilharão toda a trajetória do projeto, do desenvolvimento da pesquisa até o licenciamento da tecnologia, abordando temas como a busca por fomentos em editais e o programa de incubação da Hotmilk.

Pesquisador Destaque em Inovação

Durante o evento será premiado o Pesquisador Destaque em Inovação da PUCPR de 2023. Esta premiação irá reconhecer o pesquisador que trouxe maior impacto em transferência de tecnologia da universidade para a sociedade.

Sobre a Hotmilk

Ecossistema de inovação da PUCPR, a Hotmilk trabalha em diferentes frentes: P&D+I, inovação aberta, aceleradora + incubadora, educação e empreendedorismo.

Com uma estrutura de mais de 240 laboratórios de pesquisa e 1,8 mil pesquisadores, a iniciativa atua desde a produção de conhecimento científico e tecnológico até o desenvolvimento de pesquisas em diversos estágios para o setor produtivo, mediante projetos e parcerias estratégicas entre a PUCPR e grandes empresas.

Possui mais de 350 startups aceleradas e incubadas e já conectou mais de 3,5 mil startups a grandes empresas, intermediando mais de 230 negócios. Além disso, conta com uma estrutura física de 11 mil metros quadrados (m²) para a incubação de empresas com base tecnológica e inovadoras.

Café com Ciência
Data:
05 de dezembro de 2023
Horário: das 18h às 20h30
Local: Centro de Realidade Estendida da PUCPR – Câmpus Curitiba (Bloco Amarelo) – Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho.