Destaque - 10 nov 2023

Curitiba é eleita a cidade mais inteligente do mundo em 2023

Reconhecimento foi concedido durante o evento World Smart City Awards, em Barcelona

Curitiba é referência em natureza urbana. Na imagem Jardim Botânico. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Ao contrário do que pode parecer, uma cidade não é apenas um conjunto de prédios e construções. Uma cidade também se faz na comunidade que a habita, nas relações entre seus cidadãos, e na ordem que os interliga como ecossistema. Cidades não são algo externo às pessoas, mas são intrinsecamente humanas. E quem faz uma cidade inteligente são as pessoas que vivem nela.

Curitiba é um grande exemplo de cidade inteligente, como mostra o reconhecimento do World Smart City Awards. A capital paranaense foi premiada durante o evento, que ocorreu no dia 8 de novembro, em Barcelona, na Espanha. O prêmio, concedido pela Fira Barcelona, é tido como o mais importante do mundo no nicho das cidades inteligentes. Curitiba vem conquistando destaque dentre as cidades mais inteligentes do mundo desde 2018, figurando entre as finalistas em outras cinco edições anteriores.

O prêmio foi concedido na categoria “Cidades”, devido às políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes da Prefeitura, voltados para o crescimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental. Iniciativas de eletromobilidade, segurança alimentar e conectividade estão entre os destaques que levaram Curitiba à vitória.

Como destaca o Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si: “Não se trata de destruir e criar novas cidades hipoteticamente mais ecológicas, onde nem sempre resulta desejável viver. É preciso integrar a história, a cultura e a arquitetura de um lugar, salvaguardando a sua identidade original”.

A PUCPR tem inovação e sustentabilidade como valores norteadores da sua atuação. Desde o conhecimento científico produzido dentro da Universidade por meio da pesquisa, até os princípios trabalhados em sala de aula com os estudantes de todas as áreas do conhecimento. Contribuir para uma cidade mais inteligente por meio do ensino superior é um dever e uma missão.