Destaque - 30 out 2023

Cultivando a missão Marista na PUCPR

Nos dias 30 e 31 de outubro estudantes receberão violetas, um dos símbolos dos irmãos Marista

cultivando nossa missão

A PUCPR é uma instituição católica guiada pelos princípios cristãos e maristas. Por meio da educação cultivamos a nossa missão no presente e semeamos o futuro. Buscamos instigar o potencial das pessoas para construir uma sociedade mais justa e fraterna. Para isso, temos em nossos pilares a educação de excelência, a pesquisa, a internacionalização, a inovação e o empreendedorismo.

Para continuar sendo uma universidade a frente do seu tempo, a PUCPR:

– Investe em uma formação de qualidade, buscando a excelência no ensino e pesquisa, por meio do 1º Centro de Realidade Estendida da América Latina;

– É reconhecida nacional e internacionalmente no Times Higher Education World University Rankings 2024, como a Melhor Universidade Privada do Paraná, entre as 3 melhores universidades privadas do País com destaque para os critérios de Ensino, Visibilidade internacional e relações com a indústria;

– Promove o acolhimento dos estudantes, professores e colaboradores com iniciativas, ações, campanhas e acompanhamento pelo PUCPR Acolhe;

– Integra estudantes e Universidade, com as participações ativas de entidades estudantis na escuta e na promoção de ações: Festival Universitário, acolhidas culturais, semanas acadêmicas e eventos realizados pelas Escolas e Cursos.

Você sabe como começaram os Maristas de Champagnat?

O Padre Marcelino Champagnat foi chamado para atender ao jovem João Batista Montagne, que estava em seu leito de morte. Para Marcelino foi uma surpresa ver que o rapaz de 16 anos desconhecia a existência de Deus. Com paciência, solidariedade e amor, preparou-o para o falecimento. Naquele momento, Champagnat percebeu o chamado para deixar Deus conhecido por meio do ensino.

Marcelino compreendeu que não se tratava de um caso isolado, mas de uma realidade presente em muitas famílias.

Impulsionado pela certeza de que não podia mais esperar, meses depois Marcelino decidiu fundar o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, dando origem à obra que conhecemos hoje.

Homenagem ao chamado Marista

Para celebrar o chamado Marista e seu compromisso com o ensino de qualidade e em formar profissionais cidadãos atentos às necessidades da sociedade e do bem comum, a PUCPR entregará violetas nos dias 30 e 31 de outubro, na pirâmide entre o bloco azul e o amarelo, que representam o símbolo dos Maristas: humildade, simplicidade e modéstia, e também são características fundamentais para quem segue a vida religiosa e busca ter um relacionamento mais próximo com Deus.