IBP

IBP - 17 maio 2022

Acadêmicos dos programas internacionais da Escola de Negócios desenvolvem estratégias com estudantes de universidade do Texas

Estudantes da PUCPR e da St. Mary’s University apresentaram propostas para quatro empresas norte-americanas

Oito estudantes dos programas de graduação internacional ofertados pela Escola de Negócios da PUCPR tiveram a oportunidade de participar de um projeto colaborativo organizado pela St. Mary’s University, localizada no estado do Texas, nos Estados Unidos.

A iniciativa, chamada Global Consulting Project, permitiu que os estudantes desenvolvessem um estudo de viabilidade de estratégias a serem apresentadas para quatro empresas norte-americanas, com a chance de terem as propostas implementadas pelas organizações. As pesquisas foram desenvolvidas em grupos interculturais com estudantes da Escola de Negócios da PUCPR e da St. Mary’s University.

Durante três meses, os grupos realizaram reuniões virtuais semanais com representantes das empresas participantes, uma consultora norte-americana e os professores mentores: Matthew Jordan, docente da St. Mary’s University, e professores Caio Camargo, Juliana Costa e Karlan Muniz, da PUCPR.

O projeto faz parte das atividades avaliativas da disciplina de International Business Practicum Class, inclusa na matriz curricular do programa de International Business da St. Mary’s University. Na PUCPR, a iniciativa faz parte do programa Vivências Práticas, que compõe a matriz curricular dos programas International Management Program (IMP) e International Business Program (IBP).

Os estudantes da PUCPR foram escolhidos por meio de uma seleção e, ao final, foram certificados pela participação no projeto. “Essa atividade permite que os estudantes da Escola de Negócios adquiram mais conhecimento sobre a prática, interagindo e conhecendo empresas reais, além de treinarem a capacidade de apresentar uma ideia de forma sintetizada e em inglês. Essa interculturalidade vivenciada faz com que os estudantes conheçam e adequem suas propostas e ideias para uma realidade diferente, com outro público-alvo e leis trabalhistas, por exemplo”, explica a professora e Coordenadora Adjunta do curso de Administração Internacional da PUCPR, Juliana Costa.

A estudante do International Management Program (IMP) da Escola de Negócios da PUCPR, Rafaela Modesto, participou do Global Consulting Project e destacou que a experiência foi enriquecedora.

“Tive a oportunidade de trabalhar em um time multicultural, entregando resultados para o nosso cliente texano que buscava entender o mercado brasileiro com o propósito de verificar a viabilidade de exportação para o país. Foi um prazer ver a satisfação dele durante a nossa apresentação e sentir o impacto que uma análise robusta, com um plano de ação bem desenhado, poderia ter. Recomendo a todos que busquem oportunidades para trabalhar com clientes internacionais. Já estou animada para os próximos desafios”, declarou a acadêmica.

Trabalhar em um time multicultural e compartilhar conhecimentos com estudantes internacionais, além de desafiador, foi um dos pontos que instigou Vallesca Marques, também estudante do IMP.

“O projeto de consultoria global oferecido pela PUCPR e pela St Mary’s University me chamou atenção pela oportunidade de trabalhar com estudantes internacionais em um case. Foi um longo projeto, com reuniões semanais alinhando as expectativas do nosso cliente e as perspectivas de cada um do grupo. Com muita dedicação pudemos avaliar a entrada da empresa no mercado brasileiro e desenvolver nossas habilidades em consultoria, importação, análise de mercado, dentre tantos outros conhecimentos. Trabalhar com uma equipe multicultural exigiu grande dedicação, mas o resultado e as novas conexões criadas tornaram a experiência recompensadora”, conclui.