Destaque - 26 mar 2021

Programas de graduação internacional da Escola de Negócios oferecem curso preparatório para teste de proficiência de inglês

Parceria entre a Escola de Negócios e o PUC Idiomas permite que os estudantes que necessitam do TOEFL para estudos no exterior estejam mais preparados

Os programas internacionais da Escola de Negócios, International Business Program (IBP) e International Management Program (IMP), firmaram uma parceria com o centro de idiomas da PUCPR, o PUC Idiomas. O objetivo é oferecer aos estudantes um curso preparatório para o exame de proficiência em língua inglesa, o TOEFL. O teste, que serve para comprovação do nível de inglês dos estudantes, é um dos requisitos básicos exigidos pelas universidades parceiras da Escola de Negócios para programas de dupla diplomação e mestrado no exterior.

A PUCPR é a única instituição que oferece, dentro dos programas internacionais, um curso preparatório para o TOEFL sem custo adicional. O curso estará disponível para os estudantes matriculados no quarto período dos programas e estará incluso nas atividades do contraturno, complementando a trilha de Vivências Práticas Internacionais. A primeira turma do curso deve começar as aulas no segundo semestre de 2021. O curso terá uma carga horária total de 30h e encontros semanais.

Para participar do curso preparatório, os estudantes deverão realizar um teste de nivelamento, oferecido gratuitamente pelo PUC Idiomas, para indicar o nível de inglês inicial do estudante. O professor Caio Camargo da Silva, tutor nos programas internacionais da Escola de Negócios, relembra que a formação em inglês acontece em paralelo com outras 15 disciplinas dos programas ministradas inteiramente em inglês.

Requisito para estudos no exterior

“O curso irá preparar os estudantes com qualidade para a realização do exame de proficiência, trazendo um diferencial no momento da realização da prova”, conta a professora Juliana Noschang, que também é tutora nos programas internacionais. Como a iniciativa faz parte do programa de Vivências Práticas Internacionais dos programas, a turma será composta exclusivamente por estudantes já matriculados nesses cursos de graduação.

Para o coordenador do IBP e IMP, Allan Inácio, o curso preparatório para o exame de proficiência em língua inglesa é mais uma conquista do Programa de Administração Internacional. “Isso reforça nosso desejo que de 100% dos estudantes realize o intercâmbio internacional para obter uma dupla diplomação. Há vagas no exterior para todos, desde que cumpram os requisitos de proficiência. Agora, nós os aproximamos mais ainda da conquista do diploma internacional”, reforça o coordenador.

O Decano da Escola de Negócios, Bruno Fernandes, destaca a união interna entre diferentes unidades da PUCPR, a Escola de Negócios e Escola de Educação e Humanidades, por meio do Centro de Línguas, para prestar o melhor atendimento aos estudantes dos Programas Internacionais da Escola de Negócios. “Essa é mais uma iniciativa que visa preparar os estudantes para aproveitarem bem a experiência internacional na instituição que escolherem”, conclui.

A PUCPR é um centro aplicador dos exames de proficiência TOEFL iBT, do ETS (Educational Testing Service), oficialmente credenciado pela Prometric. Esses exames são exigidos por universidades americanas e de outros países no processo de admissão de candidatos internacionais. O TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language – Internet-based) visa testar a proficiência em língua inglesa de pessoas cuja língua nativa não é o inglês, avaliando o entendimento do idioma em ambientes acadêmicos. É um requisito de admissão para falantes não-nativos de inglês em muitas faculdades e universidades em mais de 130 países do mundo todo.

Saiba mais sobre o IBP e o IMP.