Destaque - 15 abr 2021

Conheça o IBP, programa de negócios internacionais da PUCPR

Com modelo único no Brasil, o IBP oferece uma formação complementar em business para pessoas de todas as áreas

Você não possui formação em negócios, mas quer adquirir conhecimentos na área? Já é do ramo, mas quer potencializar e internacionalizar sua carreira? Precisa de um diferencial no currículo que te abra novos horizontes? O International Business Program (IBP) da PUCPR pode ser uma ótima ferramenta para essa jornada. Conheça mais detalhes sobre o programa internacional de negócios que é único no Brasil.

O que é o IBP?

O International Business Program (IBP) é um programa de formação internacional complementar na área de negócios, com duração de três a cinco anos. O programa pode ser cursado em paralelo a qualquer outra graduação, ou por quem já é formado.

Após o término do período de estudos no Brasil, os estudantes do IBP são automaticamente aceitos para fazerem um mestrado ou MBA com duração de um ano em uma das universidades parceiras da PUCPR no exterior.

Como o programa funciona?

No IBP, as aulas são ministradas 100% em inglês. O programa pode ser personalizado conforme o interesse e disponibilidade do estudante e, em geral, os encontros acontecem duas vezes por semana, durante a tarde.

Um dos diferenciais do programa é a realização de disciplinas intituladas Vivências Práticas. Nessas aulas, os estudantes entram em contato com profissionais do mercado e da academia por meio de palestras e visitas técnicas a empresas relevantes.

O IBP se estrutura na soma dos seguintes pilares: 3 disciplinas de Vivências Práticas (360h); 6 disciplinas em inglês na área de negócios (360h); 3 disciplinas em inglês eletivas em áreas diversas (180h); 8 ou mais disciplinas na universidade internacional (480h).

Quem pode participar?

O IBP é aberto para estudantes de graduação da PUCPR de cursos relacionados ou não a negócios, além de estudantes de todas as áreas de outras universidades e também para egressos já formados. Para cursar o programa, é preciso apresentar nível intermediário em gramática e compreensão da língua inglesa, sem necessidade de certificação.

Quais os benefícios de cursar o IBP?

Existe uma série de vantagens em ingressar no programa. Dentre elas está a aceitação automática para fazer um mestrado ou MBA em qualquer uma das diversas universidades parceiras da PUCPR espalhadas pelo mundo. E mais: não há pagamento de nenhuma taxa adicional de tuition durante o período de estudos no exterior.

Para poderem se preparar para o intercâmbio, os estudantes do IBP recebem um curso preparatório do PUCPR Idiomas para o teste de proficiência em língua inglesa TOEFL, sem custo adicional. Além disso, também possuem desconto em cursos de línguas para tornarem-se poliglotas, podendo estudar inglês, alemão, francês, espanhol, italiano e japonês.

Durante as aulas na PUCPR, que são ministradas em inglês, os participantes dividem sala com estudantes estrangeiros, o que ajuda na prática do idioma no dia a dia, aplicado à área de negócios.

Participando do Programa de Vivências Práticas Internacionais, os estudantes desenvolvem Hard e Soft Skills. Há módulos específicos dedicados à preparação para atuação como gestores globais, incluindo estudos práticos, visitas a fábricas e empresas, palestras com executivos e professores internacionais.

Os estudantes também realizam mentorias para construírem planos de carreira internacional, por meio do programa do PUCPR Carreiras, premiado pela Google. Também é possível usufruir de toda a infraestrutura de esporte, cultura e lazer da Universidade.

Quero me inscrever! O que fazer?

Para cursar o IBP, é preciso comprovar matrícula em um curso de graduação ou comprovar formação por meio de diploma válido no Brasil. Há abertura de turmas duas vezes por ano, para primeiro e segundo semestre.

Quero me inscrever para o IBP

Conheça mais sobre o IBP a partir da experiência da Bruna e do Gustavo, dois estudantes do programa: