CCURSOS

Licenciatura em Música

Licenciatura

Entender a música em sua plenitude e os contextos de atuação que o ramo proporciona – seja como arte, seja como negócio – é o que propõe o curso de Licenciatura em Música da PUCPR. O egresso de Música pode seguir carreira tanto como músico profissional quanto como professor, interagindo com vários contextos de ensino, pesquisa, formação intelectual e cultural. A graduação da PUCPR oferece ao estudante uma formação completa – unindo teoria e prática musical e compreendendo a música e seu ensino por meio da interdisciplinaridade, fomentando o diálogo com as áreas da cognição, antropologia, tecnologia e pedagogia. Acreditamos que um mundo mais empático e sensível às diferentes realidades é movido por boa música. Venha com a gente!

O curso prepara o estudante para
A graduação de Licenciatura em Música prepara o estudante para promover a aprendizagem musical em diferentes contextos de ensino, colocando em seu trabalho a marca da sua própria criatividade. Com o curso, o universitário poderá usar tecnologias acessíveis e conectadas com a realidade do aprendiz, fomentar o ensino de música por plataformas digitais e realizar performances didático-musicais efetivas. Além disso, entre as principais funções do curso está o desenvolvimento nos estudantes de competências de performance e teoria musical, pesquisa, uso de metodologias de educação musical, recursos tecnológicos, habilidades fundamentais para quem deseja se tornar docente na área.

Cenário e atuações
O profissional de música tem um amplo leque de oportunidades: pode decidir por ser professor em ambientes formais ou informais de ensino, músico, agente ou produtor cultural, atuar em multimídias (rádio, TV, cinema, games), trabalhar em programas de educação musical e também na área de pesquisa. O cenário da profissão oferece também uma nova possibilidade para o músico: criando, desenvolvendo e aplicando a música no ambiente digital, em ferramentas tecnológicas de ensino e na produção musical.

Por que fazer Música na PUCPR?
Um dos principais diferenciais do curso de Música da PUCPR é a atuação interdisciplinar de destaque, dada a sinergia e parceria com diversos outros cursos da Universidade. Aqui, o estudante tem interface direta com os conteúdos, colegas e profissionais de Teatro, Comunicação e Jogos Digitais, proporcionando uma visão integrada das possibilidades de atuação deste profissional. Além disso, a Licenciatura conta com amplos espaços de prática, laboratórios de qualidade, pesquisa e exercício da educação musical, e salas de aula interativas – tudo para proporcionar um aprendizado efetivo, alinhado às exigências deste mercado.

Experiência de Aprendizagem
FERMATA – Núcleo de Prática e Pesquisa em Música visa fomentar a prática musical aliada a pesquisa. É formado por núcleos práticos e de pesquisa, coordenados por professores do curso de Licenciatura em Música da PUCPR e professores convidados.

O Fermata integra todos os estudantes do curso com apresentações musicais e também produz inovação científica, fornecendo um espaço de atualização e oportunidades de carreira acadêmica para os licenciandos. É formado pelos seguintes núcleos práticos e grupos de pesquisa: Núcleo de Performance Musical; Núcleo de Prática de Canto; Núcleo de Prática Musical em Conjunto: Laboratório Musical; Núcleo de Trilhas Peso Onloop; Núcleo de Estudos em Tecnologia e Educação Musical; Núcleo de Estudos sobre Gramática Musical: o DNA do Rock; Núcleo de Pesquisa em Canto; Núcleo de Estudos Música, Religião e Cultura.

Conheça mais Experiências de Aprendizagem

Rankings e Avaliações

Ícone Troféu

4

GUIA DO ESTUDANTE 2018

Ícone Troféu

3

ENADE

Vídeos PUCPR

Mestre

Viviane Alves Kubo Munari

Coordenação

Mestre

Angela Deeke Sasse

Docentes

Mestre

Fabio Rodrigo Serpe

Docentes

Doutor

Joezer de Souza Mendonça

Docentes

Mestre

Jorge Alberto Falcon

Docentes

Mestre

Vivian Dell Agnolo Barbosa Madalozzo

Docentes

Mestre

Viviane Alves Kubo Munari

Docentes

Mestre

Welington Tavares dos Santos

Docentes

Escola de Comunicação e Artes

O DNA da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da PUCPR é ser referência em soluções comunicacionais e artísticas pautadas na criatividade, nas tecnologias, com conduta empreendedora e desenvolvimento humano.

Entre as premissas da ECA estão os projetos comuns, compartilhados por todos os cursos, no qual o estudante pode desenvolver o pensamento criativo, a intervenção cidadã e o empreendedorismo. Para dar suporte à nova metodologia de aprendizagem, a Escola aposta na transversalidade das tecnologias e flexibilidade na formação acadêmica (possibilidade de duas graduações em 4 anos +1)

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

4 anos

Mensalidade

R$ 630,33*

Status

Inscrições abertas