Planeta PUC

Planeta PUC - 26 maio 2018

Está comprovado: ler notícias ajuda a passar no vestibular

Que é importante saber o que está acontecendo no mundo, você já sabe. Agora, você sabia que estudantes que acompanham noticiários se saem melhor até no vestibular? Pois é: uma pesquisa feita pela Datafolha com jovens de 17 a 22 anos da grande São Paulo apontou que entre os aprovados na Fuvest, o vestibular mais concorrido do Brasil, 85% são leitores de sites de jornais. Entre os reprovados, a porcentagem fica em 78%.

Ainda segundo o estudo, o número de aprovações é maior quando os estudantes leem notícias por sites ou pela plataforma do jornal no meio digital, do que quando assistem noticiários na televisão. A porcentagem de aprovados que assiste telejornais é de 65%, e de reprovados 74%.

Entre os benefícios de quem está sempre atento às notícias é que essas pessoas geralmente se saem melhores nas redações – que tem um peso grande no vestibular, já que os temas são ligados a fatos da atualidade. Além da redação, perguntas sobre atualidades costumam aparecer nas provas de história e também podem ser cobradas em questões de interpretação de texto.

Para estar com os temas na ponta da língua e saber articulá-los de forma correta é preciso ler muito! A internet é uma excelente forma de buscar esses conteúdos, mas é preciso saber onde encontrar informações confiáveis. Uma das melhores fontes são os sites de grandes jornais. As seções “Mundo” e “Brasil” são imperdíveis para o vestibulando, pois é geralmente nessas editorias que se concentram os potenciais temas da temida redação.

Canais de notícias também são uma boa pedida. Há programas que explicam de forma mais palatável temas áridos como a ascensão do Estado Islâmico, a crise econômica brasileira, a falta de água em algumas regiões do Brasil, a discussão sobre a redução da maioridade penal, entre outros. Dê um tempo das novelas e seriados e invista nos noticiários.

O importante é se manter atualizado e não deixar escapar do radar nenhum tema de relevância. Peça ajuda aos professores para mapear que assuntos são mais relevantes e têm maior probabilidade de serem abordados nas provas. Desta maneira você não terá nenhuma grande surpresa e conseguirá ficar tranquilo durante a prova!

Ah, e se você tiver interesse em ler a pesquisa inteira, clique aqui.