Planeta PUC

Planeta PUC - 08 maio 2018

Dez exercícios de alongamento que ajudam na preparação para o vestibular

Confira dicas para relaxar e conseguir estudar mais e melhor!

Durante a preparação para o vestibular, é normal exigir do corpo e da mente um trabalho a que eles não estão acostumados. Mas algumas dicas mais simples do que imaginamos podem fazer a diferença em momentos assim, de esforço e estresse.

Esse é o caso do alongamento. Segundo o coordenador do curso de Educação Física da PUCPR, Rafael Kanitz Braga, “se alongar por aproximadamente 10 minutos já alivia os músculos tensionados”. Ele diz que cervical, trapézio e ombros são os músculos que mais tendem a ficar rígidos e por isso devem ser regularmente exercitados.

Além de trazer a sensação de relaxamento, esses pequenos exercícios melhoram outras funções do corpo, especialmente a respiração, e ajudam a manter a postura correta. Eles também contribuem para a assimilação de informações e tornam o momento da prova um pouco mais confortável. Ou seja, fazer alongamento não tem contraindicação!

Aqui estão 10 sugestões de para introduzir esse hábito na sua rotina de estudos.

Para aliviar o trapézio:

1) Mova a cabeça para o lado, encostando a orelha esquerda no ombro esquerdo, mantenha a posição por 10 segundos e repita o movimento do lado direito.

2) Encoste a orelha esquerda no ombro esquerdo e aplique uma pressão com a mão esquerda. Mantenha a posição por 10 segundos. Repita o movimento do lado direito.

Para aliviar o pescoço:

3) Tente encostar o queixo no peito, abaixando a cabeça. Mantenha a posição por 10 segundos e levante a cabeça lentamente.

4) Gire a cabeça por cima do ombro até sentir o pescoço alongar. Espere 10 segundos e gire a cabeça novamente para o lado oposto, repetindo o movimento.

Para aliviar a lombar:

5)Em pé, com os pés um pouco afastados, solte o corpo para frente, esticando os braços em direção ao chão. Mantenha a posição por 15 segundos voltando à posição inicial de baixo para cima.

6)Em pé, estique os braços para cima. Em seguida, curve corpo para um lado e para o outro, se mantendo na posição por 10 segundos e depois relaxando.

Para aliviar as costas e a cintura:

7) Sentado, deite o tronco sobre as coxas, respirando com calma e se deixando relaxar;

8) Em pé, estique os braços e o tronco para trás, como se estivesse espreguiçando. Abaixe-se para frente, relaxando a cabeça e soltando os braços. As pernas devem estar estendidas durante todo o movimento;

9) Em pé ou sentado, gire o tronco para a esquerda e direita, como se quisesse olhar para trás, mas sem mover os pés (ou a bacia, se estiver sentado).

Para aliviar pés e tornozelos:

10) Sentado ou em pé, puxe a ponta dos pés para cima, até sentir alongar a panturrilha. Alterne esse movimento esticando a ponta do pé para frente, no sentido contrário.

São exercício simples, mas que, levados a sério, trazem resultados excelentes para sua rotina de estudos. Coloque-os em prática e lembre-se: o importante é tornar isso um hábito. É a continuidade que traz os resultados!

Bons estudos!