Destaque - 07 mar 2023

Visite a exposição do Centenário Ida Hannemann

Obras podem ser contempladas no Centro Cultural PUCPR

Exposição do Centenário de Ida Hannemann de Campos

Em homenagem ao centenário de nascimento de Ida Hannemann de Campos, o Centro Cultural PUCPR realiza a exposição “imaginários, formas e poéticas na arte paranaense, com a curadoria de Fernando A.F.Bini.

Ida foi desenhista, pintora, gravadora, ceramista, tapeceira e poeta. Inspirada pela literatura, pelas lendas, pela espiritualidade e pelas paisagens curitibanas é uma expoente da arte e do modernismo no Paraná. Sua obra é marcada pela luz, cores e formas. Além das paisagens, Ida tem uma passagem pela geometrização das formas, as naturezas mortas e o “gigantismo”, fase em que os objetos agigantam na tela.

Participou de inúmeras exposições e foi premiada por cinco vezes no Salão Paranaense de Belas Artes. Suas obras estão presente em acervos de museus e coleções particulares no Brasil, França, Alemanha, Suíça, Japão, Espanha e Argentina.

Na PUCPR, expôs em mostras individuais e coletivas, e em suas pinceladas eternizou o Hospital Nossa Senhora da Luz, Marcelino Champagnat, São Francisco e pelas formas geométricas, concebeu a obra Composição de Flores Amarelas e, na Biblioteca Central, por meio do mural “Natureza Típica” propiciou o encontro da arte e do conhecimento.

Homenagem do Reitor da PUCPR para a artista

A PUCPR ao longo de sua história contou com muita gente boa que colaborou grandemente com a missão da Universidade. Ida Hannemann de Campos foi uma delas. Celebrar o centenário de nascimento de Ida na PUCPR foi uma das maneiras de celebrar a vida e a obra desta importante artista paranaense. Ida encheu de cor nossa cidade, nossa Universidade e, também, nossas vidas. Que essa exposição seja um prisma a encher nossos olhos e nossas almas.

A exposição ficará aberta à visitação de 7 de março a 23 de junho de 2023, das 9h às 17h, no Centro Cultural PUCPR.