Projeto Comunitário

Projeto Comunitário - 02 maio 2018

Projeto Comunitário dá início ao Curso de Informática Básica para imigrantes

Neste semestre, cerca de 12 imigrantes são beneficiados com o curso, que é gratuito

Com o objetivo de promover o desenvolvimento social e inclusivo de imigrantes, além da qualificação profissional, o curso de Informática Básica foi iniciado novamente neste semestre por meio da parceria entre Núcleo de Direitos Humanos, PUC Idiomas, Observatório de Educação para Solidariedade e Núcleo de Projetos Comunitários.

Um total de 10 acadêmicos, por meio do Projeto Comunitário, são os responsáveis por ministrar a oficina para os 12 imigrantes, que são, em sua maioria haitianos, um sírio e um guineense.

A acadêmica de Odontologia, Aseel Hamandosh, que é imigrante da Síria, se inscreveu para essa atividade de Projeto Comunitário pois enxerga a ação como uma oportunidade para o público. “Eu escolhi a Oficina de Informática Básica porque eu acho que nós vamos ajudar os imigrantes a aprenderem, a desenvolver suas habilidades, fazer contatos e permitir que eles melhorem a qualidade de vida dos outros também. Eu sou estrangeira, então compreendo seus problemas, dificuldades e como eles se sentem”, comenta.

Na primeira aula do curso, que aconteceu em 12 de abril, os acadêmicos diagnosticaram o nível de conhecimento dos imigrantes em relação às habilidades com a máquina, acesso aos programas e conhecimento em sites de busca. Com base nisso, planejarão as próximas aulas de modo que supra as reais necessidades do público.

A oficina é gratuita e disponibilizada em turma única, às quintas-feiras, das 19h30 às 21h, até o dia 21 de junho. Novos integrantes podem ingressar a qualquer momento no curso, porém, como pré-requisito, é necessário que esteja matriculado no curso de língua portuguesa do PUC Idiomas, que também é gratuito. Para mais informações: [email protected] ou (41) 3271-2577.