Destaque - 25 ago 2023

Projeto Comunitário promove formação às Instituições parceiras

Além de informações para o semestre, o encontro possibilitou uma reflexão sobre os desafios que envolvem o planejamento

O Projeto Comunitário da PUCPR promoveu mais uma formação para instituições sociais parceiras. Desta vez, a prática foi conduzida, de forma vivencial, pelo psicodramatista Adriano Gabardo, com o tema: planejamento e alinhamento em equipe – desafios cotidianos. Formação aconteceu na Arena Digital da PUCPR em dois momentos diferentes, com coordenadores regionais que atuam no Programa Comunidade Escola, da Prefeitura Municipal de Curitiba, e outro com os responsáveis das instituições sociais.

Todo semestre, aproximadamente 1.500 estudantes participam das ações sociais do Projeto Comunitário da PUCPR, as quais acontecem em instituições sociais parceiras, com diferentes públicos beneficiários. Além de reuniões e visitas às instituições para definir as atividades que serão realizadas, o Projeto Comunitário também promove uma formação aos responsáveis institucionais.

No encontro inicial, o evento reuniu os representantes do Programa Comunidade Escola, o qual receberá neste semestre mais de 300 estudantes da PUCPR, em 30 escolas municipais de Curitiba. Durante o evento, os responsáveis institucionais também puderam trocar experiências sobre a abordagem e condução das ações sociais com os estudantes. Para Valéria Kawiatkowski, gerente do Programa Comunidade Escola, a interação entre a PUCPR e o Comunidade Escola possibilita a ampliação do conhecimento.

“O planejamento é primordial para um trabalho de excelência e beneficiará toda a comunidade envolvida no Programa. Esse momento é uma vivência de aproximação e traz novidades para a comunidade participativa, aprimorando conhecimentos e experiência de vida. A formação, voltada ao tema de planejamento, tem grande importância e estará na atuação juntamente à comunidade, acadêmicos e participantes”, explicou Valéria.

Já o segundo encontro contou com a presença dos responsáveis institucionais, que atendem públicos beneficiários diversos, e receberão mais de mil estudantes da PUCPR para o desenvolvimento das ações sociais. Edicleia Cruz da Silva, diretora da Escola Especializada Primavera, instituição que atende crianças e jovens com multideficiência, esteve presente no evento e destacou a importância da formação.

“O Projeto Comunitário permite aos acadêmicos o desenvolvimento da vivência de solidariedade, sensibilidade e crescimento pessoal para com os menos favorecidos. Neste sentido, nós de instituições parceiras aproveitamos o momento para reavaliar nossas situações diárias. Os eventos que são proporcionados nos auxiliam no conhecimento de outras realidades e troca de saberes. Momentos de muito aprendizado, reforçando a importância de valorizar a individualidade de cada um. Somos muito abençoados em fazer parte desta equipe maravilhosa”, destacou Edicleia.