Escola de Negócios

Escola de Negócios - 25 nov 2022

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da PUCPR realiza evento duplo

Inauguração do Laboratório de Ciências Sociais e Comemoração da Nota 6 atribuída pela CAPES reuniu estudantes e professores

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) inaugurou o Espaço do primeiro Laboratório de Ciências Sociais da PUCPR. Em memória ao legado do estimado professor e pesquisador do Programa, Dr. Cristiano de Oliveira Maciel, o Espaço terá o seu nome.

O Evento iniciou com a palestra do Doutor em Psicologia Clínica e da Saúde e professor da Escola de Negócios, Paulo Cesar Porto Martins sobre “burnout, síndrome do impostor e afins: ninguém está só”, tema recorrente na atualidade, que teve como proposta falar sobre a importância do cuidado emocional e físico, de maneira a superar os obstáculos vivenciados na vida profissional e acadêmica.

Palestra do professor Paulo PortoEm seguida, os estudantes do programa e participantes do evento foram convidados para o Espaço onde foi feita a inauguração.

Na ocasião estavam presentes, além dos estudantes e professores do Programa, o Decano da Escola de Negócios Prof. Dr. Bruno Fernandes e a Coordenadora do PPAD, Profª Dra. Angela Póvoa, os quais prestaram algumas palavras em homenagem ao professor Cristiano, destacando, inclusive, a sua contribuição para a avaliação da CAPES que resultou na nota 6 atribuída ao programa.

Outro destaque foi a presença da esposa e dos dois filhos do professor, Bruno e Lucas, que tiveram participação especial na abertura da faixa de inauguração. Em seguida, os convidados compartilharam de um coffee break, em comemoração ao novo espaço e a recente nota 6 atribuída pela CAPES ao PPAD.

Sobre o professor Dr. Cristiano de Oliveira Maciel

Cristiano (26/02/1979 – 28/06/2021) foi professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da PUCPR, sendo antes estudante deste mesmo programa entre os anos de 2009 e 2011.

Foi bolsista produtividade do CNPq (2017-2021) e da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (2013-2015). Foi autor de diversos artigos científicos de grande impacto acadêmico. Líder do tema Relações Interpessoais e Governança de Redes Interorganizacionais (2020-2021). Líder do tema Redes e Relacionamentos Organizacionais do ENANPAD (2013-2018). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Organizacionais. Sua dedicada atuação contribuiu para a ascensão do PPAD ao Conceito 6 pela CAPES, fato que não chegou a presenciar.

Reconhecido por seus pares como detentor de notório saber em sua área de pesquisa, era considerado um professor que possuía didática e personalidade cativantes. Destacava-se por sua informalidade no vestir, sendo conhecido por suas famosas “bermudas largas”, que somente eram abandonadas em dias de defesa de tese. Era comum ouvir pelos corredores que ele não tinha orientandos de Mestrado ou Doutorado, mas que fazia deles seus discípulos e amigos.

Destacou-se também em seu papel de pai, constantemente referindo-se aos filhos Bruno e Lucas como “meus guris”. Mostrava-se amoroso e dedicado aos filhos, sendo eles a razão de seu principal orgulho e realização.

Epígrafe da tese de doutorado do professor Dr. Cristiano: “Só por uma desrealização da experiência comum se pode atingir um realismo da técnica científica”. – Gaston Bachelard

Nota da CAPES

A avaliação da pós-graduação, criada em 1976, é um instrumento de grande importância à concessão de auxílios, tanto por parte das agências de fomento nacionais, como dos organismos internacionais.

Além do acompanhamento anual, todos os programas de pós-graduação stricto sensu são submetidos a uma criteriosa avaliação periódica, cujos resultados são publicamente divulgados. Essa avaliação, atualmente, é realizada a cada 4 (quatro) anos.

Na avaliação da CAPES, os Programas que têm nota 6 ou 7 são considerados de qualidade internacional e de 3 a 5 são programas de excelência nacional. Entre os critérios analisados estão: proposta, perfil dos docentes e discentes, qualidade das teses e dissertações, impacto da produção intelectual e inserção social.

O Programa de Pós- Graduação em Administração (PPAD), que até então se mantinha com nota 5, conseguiu nota 6 na última avaliação realizada (2022), demonstrando alto desempenho de padrão internacional dos seus cursos de Mestrado e Doutorado.