Destaque - 10 mar 2022

Professor da Escola de Direito recebe homenagem na reitoria da PUCPR

Carlos Marés conquistou o primeiro lugar na premiação do CONFAP

O professor Dr. Carlos Frederico Marés de Souza Filho, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Escola de Direito, recebeu uma homenagem na reitoria da PUCPR pelo prêmio concedido, em dezembro, pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), no qual conquistou o primeiro lugar na categoria Pesquisador (a) Destaque – Ciência Humanas, por meio da indicação da Fundação Araucária.

O prêmio representa um reconhecimento à trajetória de 33 anos de pesquisa do Prof. Dr. Marés, dedicando-se às temáticas relacionadas com povos e populações tradicionais (índios, quilombolas, ribeirinhos), culturas e patrimônio cultural, terra e questão agrária, meio ambiente e natureza.

premio-confap-carlos-mares-pucprO Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – “Professor Francisco Romeu Landi” é uma iniciativa do CONFAP, com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por meio da indicação da Fundação Araucária, o professor Dr. Carlos Marés, participou do evento e conquistou a premiação.

O Prêmio é destinado a pesquisadores que tenham se destacado em suas pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação para beneficiar a sociedade.

Os pesquisadores que conquistaram o prêmio receberam certificado, troféu e premiação financeira.

Solenidade de entrega

A Fundação Araucária promoveu na terça-feira (08/03/2022), a solenidade de entrega do Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professor Francisco Romeu Landi, na área de Ciências Humanas, na Sala Prospectiva da instituição. O professor Carlos Frederico Mares de Souza Filho, da PUCPR, foi quem ganhou o primeiro lugar e que foi indicado pela Fundação.

O evento oficial de anúncio e entrega dos prêmios de todas as áreas e categorias foi realizado no Fórum do Confap, em dezembro de 2021, em Foz do Iguaçu.

O Reitor da PUCPR, Irmão Rogério Renato Mateucci falou sobre a premiação. “Uma dinâmica de premiação é, em primeiro lugar, um processo de reconhecimento; reconhecimento da competência, claro, mas também do esforço, do empenho, da dedicação. Nesse sentido, para a PUCPR a premiação destinada ao nosso ilustre professor, Carlos Frederico Marés de Souza Filho, é tornar ainda mais manifesta suas qualidades de professor e pesquisador. Ganha o Professor Marés, ganha a Fundação Araucária e ganha, também, a PUCPR”.

Para o professor Carlos Frederico Marés de Souza Filho, ter recebido o prêmio de pesquisador destaque do ano do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa na categoria Ciências Humanas certamente não é apenas mérito pessoal, longe disso, a pesquisa em qualquer ciência é ato coletivo, que depende de parceiros, de ambiente adequado, de apoio.

“Por isso atribuo a premiação ao meu ambiente de trabalho na PUCPR e no Programa de Pós- Graduação. E o prêmio deve servir de incentivo a mim mesmo e às pessoas, discentes e docentes, que compartilham esse ambiente de pesquisa. Meus agradecimentos também à Fundação Araucária”, afirmou.

Sobre o professor

O professor Carlos Marés é Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular da PUCPR desde 1991. O docente é líder do Grupo de Pesquisa “Meio Ambiente: sociedades tradicionais e sociedade hegemônica”.  Suas principais áreas de interesse são: Direito dos povos tradicionais, Patrimônio Cultural, Direito Agrário e Socioambiental, Direitos Humanos.