Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 20 dez 2023

PPGDH da PUCPR desenvolve estudo sobre a violência contra pessoas em situação de rua

Mapeamento identificou que a violência física foi a mais denunciada durante o período analisado, na Região Metropolitana de Curitiba

O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da PUCPR desenvolveu um levantamento de casos que envolvem a violência contra pessoas em situação de rua na Região Metropolitana de Curitiba. Com base em denúncias coletadas pelo Observatório Estadual de Direitos Humanos da População em Situação de Rua do Paraná, foram mapeados os episódios ocorridos entre maio e novembro de 2022.

Segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a população em situação de rua de Curitiba atingiu a marca de 3.301 pessoas em 2022. Durante o período analisado no estudo do PPGDH, realizado durante a dissertação de mestrado da pesquisadora Isabele Cristine Cruz, ocorreram 30 casos.

Do total de ocorrências identificadas, 22% foram de violência física, seguidas por denúncias de discriminação (18%), de violência psicológica (18%), de negligência (17%) e violência institucional (15%).

Leia mais sobre o estudo e resultados obtidos na reportagem completa da Agência Brasil.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas

O PPGDH da PUCPR desenvolve projetos na área de concentração de Direitos Humanos, Ética e Políticas Públicas. Dessa forma, concentra suas disciplinas e pesquisas teóricas e metodológicas sobre os direitos humanos civis, políticos e sociais.

Seus projetos são desenvolvidos em duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Democracia e Educação em Direitos Humanos; e História, Política e Direitos Humanos. Avaliado com o conceito 4 na CAPES, o programa gera pesquisas interdisciplinares na área dos Direitos Humanos e participa da produção de conhecimento regional, nacional e internacional sobre o tema. Além disso, o Programa integra e amplia uma rede de pesquisas e ações associadas aos países da América Latina.

Estudantes de Mestrado e Doutorado da PUCPR podem concorrer a bolsas e financiamentos da Universidade e de agências de fomento durante o período de estudos. A PUCPR atualmente é uma das instituições com maior produção científica no Paraná.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site.