Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 20 dez 2023

Idosos que praticam atividade física estão mais preparados para a velhice, segundo estudo da PUCPR

Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) busca preparar a cidade para atender à população idosa

Como as cidades estão se preparando para o envelhecimento populacional? Essa é uma das perguntas que uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) busca responder. No Brasil, dados já demonstram que a população está envelhecendo. Conforme o Censo de 2022, o número de idosos cresceu 57,4% em 12 anos. Até 2030, a expectativa é que o número de idosos ultrapasse o de crianças e adolescentes até 14 anos.

A pesquisa, desenvolvida no Centro de Realidade Estendida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o 1º ambiente do tipo em uma universidade da América Latina, busca entender como o corpo dos idosos reage às adversidades, como tropeços e solavancos.

Exercícios frequentes são uma forma prever esses momentos de risco, como a queda. De acordo com o estudo, idosos que praticam atividades físicas com regularidade estão mais preparados para a velhice.

Para assistir a reportagem completa, acesse o link.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde

Avaliado com nota 4 na CAPES, o PPGTS investiga fenômenos relacionados à saúde humana por meio da aplicação integrada de conceitos e técnicas relacionadas à tecnologia e à saúde. Suas pesquisas são desenvolvidas em três linhas de pesquisa: Avaliação de Tecnologia em Saúde; Bioengenharia e Informática em Saúde.

Com uma estrutura de mais de 300 laboratórios didáticos e de pesquisa, nas diversas áreas, bem como hospitais e clínicas, o programa busca contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde e para o aprimoramento das já existentes, ampliando o acesso pela população.

Bolsas e financiamentos da PUCPR estão disponíveis para estudantes de Mestrado e Doutorado, respeitando requisitos e condições específicas. Além disso, interessados em ingressar no programa também podem disputar bolsas de agências de fomento.

Conheça o PPGTS e saiba mais sobre as pesquisas desenvolvidas no site do programa.