Destaque - 01 jul 2022

Estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios participam do INTER-NET Program

Programa de Universidade do Texas teve três meses de atividades entre workshops, apresentações e estudos sobre negócios internacionais

Durante o primeiro semestre de 2022, sete estudantes dos programas de graduação internacional da Escola de Negócios da PUCPR participaram do INTER-NET Program, um projeto inédito desenvolvido pela UT Dallas, a University of Texas, localizada na cidade de Dallas, no sul dos Estados Unidos. O objetivo do projeto foi conectar estudantes de todo o mundo e criar oportunidades de networking internacional, fortalecendo o aprendizado interdisciplinar.

O programa foi desenvolvido pela Global Business Organization da UT Dallas, em 2021. Várias instituições ao redor do mundo foram convidadas para compor a rede global de parceiros, incluindo a PUCPR, que compõe essa lista ao lado de instituições da Polônia (Uniwersytet Ekonomiczny w Katowicach) e Taiwan (Fu Jen Catholic University e Wenzao Ursuline University of Languages), além da própria UT Dallas.

A primeira edição do INTER-NET Program contou com a participação de 39 estudantes com formações variadas, oriundos de universidades ao redor do mundo. Foram quase três meses de atividades intensas, com quatro workshops que abordaram temas sobre administração de times globais, construção de um currículo internacional, o funcionamento de entrevistas de emprego internacionais e como utilizar a plataforma LinkedIn de forma eficiente.

Dentre as atividades desenvolvidas no projeto também estão as apresentações realizadas pelas equipes participantes analisando as formas de negócios de empresas que cada um dos grupos optou por estudar. Ao final, os participantes receberam uma certificação comprovando a conclusão das tarefas propostas pelo programa.

As estudantes da Escola de Negócios da PUCPR, Marina Tomasin Bolelli e Isadora Vieira Guimarães Senff, que participaram do projeto também como administradoras, afirmam que o envolvimento com o INTER-NET Program proporcionou muito aprendizado: “Tivemos uma prova real de como é administrar internacionalmente e trabalhar com culturas diferentes. Além de o programa ter criado a oportunidade de networking, cultivamos amizades ao redor do mundo que certamente enriqueceram nossa experiência como gestoras. Após toda essa jornada, concluímos que o diferencial de trabalhar com equipes multiculturais impactou positivamente nossa formação, pois no final de cada reunião sempre aprendíamos algo novo, contribuindo para o nosso crescimento profissional e pessoal”, compartilharam as estudantes.