Notícias - 20 out 2023

Ação social do Projeto Comunitário faz troca de material reciclável por alimento

Realizada na comunidade da Caximba, também foram entregues brinquedos e doces em comemoração ao Dia das Crianças

Projeto Comunitário Vovô Vitorino

Nas palavras do Papa Francisco: “somos convidados a aceitar este chamado; sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias…”. É exatamente essa a proposta do Projeto Comunitário, incentivar os acadêmicos a estarem nas regiões afastadas do centro urbano para a prática de ações em diferentes realidades sociais.

Uma dessas ações é a “campanha de reciclagem”, na qual estudantes participam do processo da troca de materiais recicláveis por alimentos. O objetivo é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, além de colaborar com o meio ambiente.

Essa atividade é realizada em parceria com a Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, localizada no Tatuquara. De acordo com a coordenadora de projetos da instituição, Maria Julia Xavier, essa troca do Projeto “Reciclar é Viver” acontece todo mês (uma vez no sábado e outra na terça-feira) e abrange 11 comunidades diferentes.

“Essa troca não tem dinheiro, a moeda de troca é o reciclável para comprar os alimentos. Ela também ajuda o meio ambiente, pois eles não jogam o lixo nas ruas e dá outra aparência para o bairro, pois antigamente tinha muito lixo”, explica.

Projeto Comunitário Vovô Vitorino troca de reciclável por alimentoA estudante de administração, Lucimeire Aparecida Silva Perassoli, escolheu participar dessa ação social por se identificar com a causa.

“É um projeto lindo e muito organizado. Eu me identifiquei com a missão, a visão e os valores que eles têm. Eu gostei muito, pois as pessoas da comunidade acolhem a gente, eles vêm com muito amor, vontade de estar junto, de conhecer, de participar. Se mais pessoas tiverem a oportunidade de vir aqui, eu digo para aproveitar e participar, pois ajudar essas pessoas é muito gratificante”, destacou.

Conhecer e ajudar as pessoas da comunidade tem sido uma ótima experiência de vida para o estudante de Direito, João Guilherme Giacomitti.

“Optei por fazer a atividade no Vovô Vitorino por abranger desde crianças até pessoas mais idosas. É muito bom brincar com as crianças, sentir a energia delas e ver o sorriso no rosto das pessoas e do trabalho que elas fazem para participar dessa troca dos recicláveis por alimentos. É gratificante poder ajudar e estar aqui, sentir essa vibração de estar presente na vida das pessoas, mudando de alguma forma a vida delas, isso faz a diferença para todos nós”, ressaltou.

Projeto Comunitário na Associação Vovô Vitorino

A parceria do Projeto Comunitário com a Associação Vovô Vitorino acontece há muitos anos e cada acadêmico que participa faz a diferença, conforme destacou Maria Júlia.

“É um orgulho ter a participação dos acadêmicos aqui, não só nesse projeto da reciclagem, mas em outras ações que fazemos. Eles ajudam, mas também aprendem muito com essa vivência na comunidade que precisa e está pedindo socorro. Às vezes as pessoas falam que aqui não é Curitiba, mas é Curitiba sim, só que é a periferia e nós estamos aqui para auxiliar essas famílias e o Projeto Comunitário vem muito ao encontro disso”.