Destaque - 17 jan 2023

Estudantes da PUCPR já podem realizar seu ajuste acadêmico

Escolha das disciplinas ofertadas é oportunidade para desenvolver novas habilidades

menina sentada em frente ao computador digitando
Foto de Andrea Piacquadio, Pexels

O ajuste acadêmico está disponível para todos os estudantes da graduação presencial da PUCPR a partir do 2º período para ajuste de disciplinas na grade de horários do 1º semestre de 2023. As modificações podem ser feitas até o dia 23 de março.

Ajuste feito de forma autônoma pelo estudante

O ajuste acadêmico é realizado de maneira autônoma pelo estudante, para que ele valide a grade sugerida ou altere (incluindo/excluindo) as disciplinas do próximo período.

Para melhorar a experiência dos nossos estudantes durante a jornada de ajuste acadêmico, neste ano, todas as disciplinas eletivas das Escolas estão disponíveis e cadastradas no WebAluno – nele o estudante seleciona o que deseja cursar no período, basta procurar nas disciplinas ofertadas. Caso o estudante não encontre alguma disciplina no sistema, ela não está disponível ou não é considerada eletiva. Com essa mudança não é mais necessária a abertura de protocolo para incluir matérias.

As disciplinas têm número limite de vagas, por isso, recomendamos que não deixe o ajuste acadêmico para última hora. Além disso, o estudante tem a possibilidade de explorar seus talentos e diferentes áreas do conhecimento por meio de disciplinas ofertadas em outros cursos e Escolas – por meio da sua grade curricular já planejada, bem como verificar como ficará o semestre.

Como realizar o ajuste acadêmico

O ajuste acadêmico pode ser feito até o dia 23 de março, mas é importante que seja realizado antes dessa data. Assim, caso aconteça algum imprevisto, o estudante tem tempo hábil para finalizar. O ajuste acadêmico é liberado em até três dias úteis após o pagamento do boleto de rematrícula.

Caso o estudante tenha realizado a rematrícula tardia (após o vencimento do dia 06 de janeiro), é preciso ficar atento ao prazo de confirmação de pagamento e o prazo de liberação do sistema de ajuste.

Estudantes que tem algum tipo de bolsa/ financiamento integral (suas mensalidades são 100% subsidiadas), o ajuste é liberado automaticamente após a confirmação do contrato.

Acompanhe o passo a passo do ajuste acadêmico:

– Após o pagamento da rematrícula e confirmação de contrato, no calendário definido por Escola/Câmpus – o estudante deverá acessar o WebAluno – e no MENU – Acesse Rematrícula Graduação / Ajuste Acadêmico.

– Na tela do Ajuste Acadêmico, você poderá conferir a sugestão de horário e grade de disciplinas para seu período/curso. É imprescindível que você confira atentamente a sua grade de disciplinas e horários sugeridos.

– Caso queira confirmar a grade sugerida, é só seguir o passo a passo na tela, simular o ajuste, conferir os horários, e finalizar o processo.

– Incentivamos que o estudante realize seu ajuste acadêmico de forma autônoma, direto pelo WebAluno, garantindo sua vaga na disciplina escolhida, assim como nesse modelo, é possível verificar sua grade horária para o semestre e previsão dos valores das próximas mensalidades.

Confira todos os tutoriais sobre como realizar o ajuste acadêmico, como abrir os protocolos, realizar o agendamento para atendimento e consulta de disciplinas!

Tutorial de Ajuste Acadêmico

Todas as informações referentes ao ajuste acadêmico podem ser consultadas aqui.