Destaque - 26 maio 2022

Escola de Negócios faz parte de Centro de Excelência de universidade indiana

1ª Exposição de Centros de Excelência em Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade da Woxsen University promoveu interação entre as universidades

Em parceria com a Woxen University, localizada na Índia, a Escola de Negócios da PUCPR agora compõe o Centro de Excelência (COE) em Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade, que visa fomentar discussões sobre liderança, melhores práticas, pesquisa, apoio, treinamentos e desenvolvimento de habilidades na área a nível internacional.

O tema Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade é outra forma de se designar as questões relacionadas a ESG (do inglês Environment, Social and Governance – Meio ambiente, Social e Governança), que vêm ganhando destaque na sociedade e empresas.

Além da Escola de Negócios da PUCPR, a instituição indiana criou Centros de Excelência com mais sete instituições ao redor do mundo nas áreas de Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios, Inteligência Artificial e Robótica, Tecnologias Financeiras e Gestão de Investimentos, Transformação Digital e Experiência do Cliente, Economia Digital e Tecnologias Blockchain, Pesquisa em Marketing, Comunicação, Canais Digitais e Psicologia do Consumidor, Aprendizado de Máquina e Análise de Big Data.

No dia 25 de maio, representantes de sete Centros de Excelência da Woxen University se reuniram para a 1ª Exposição de Centros de Excelência da Woxsen University, um encontro on-line cujo objetivo foi promover a interação entre os COEs da universidade indiana e viabilizar um momento para que todos conhecessem os projetos e atividades propostos por cada Centro. Na ocasião, a Escola de Negócios da PUCPR foi apresentada pelo Decano, Professor Bruno Fernandes.

Dentre as propostas da Escola de Negócios da PUCPR está promover o envolvimento dos estudantes das duas instituições no torneio de Business, projeto desenvolvido no Programa de Administração Internacional da Escola de Negócios.

A proposta contempla realizar treinamentos sobre as práticas ERS (Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade), fomentar o intercâmbio de professores e estudantes da PUCPR e da Woxsen University, organizar palestras com foco nas práticas ERS, além de incentivar a participação de docentes e estudantes no “1st Latin American Symposium on Sustainability”, que será realizado no câmpus Curitiba da PUCPR entre os dias 22 e 24 de agosto de 2022. Saiba mais aqui.

A professora e líder da área de Sustentabilidade do HUB de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Escola de Negócios, Mari Regina Anastacio, afirma que o Centro de Excelência em Ética, Responsabilidade e Sustentabilidade em parceria com a Woxsen University vem ao encontro do fortalecimento do tema na Escola de Negócios da PUCPR.

“É fundamental que cada vez mais este tema ganhe destaque diante dos desafios crescentes que o mundo vem atravessando em termos sociais, ambientais e econômicos”, enfatiza a professora.

O Decano da Escola de Negócios da PUCPR, Professor Bruno Fernandes, afirma que participar do Centro de Excelência é uma oportunidade singular de internacionalização dos estudantes, professores, pesquisas e projetos.

“Ao nos associarmos a uma universidade de excelência como a Woxsen, com os mesmos interesses em questões de sustentabilidade, podemos crescer juntos e trazer resultados para nossas instituições e comunidades”, afirma o professor.

Segundo a Woxsen University, a ideia de criar Centros de Excelência surge a partir dos benefícios oriundos de ações colaborativas na criação de novas ideias, intensificando iniciativas de mudança e inovação. Com essa associação, a PUCPR e a Woxsen University trabalham para fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Índia com foco em aproximar cada vez mais a academia dos desafios do mundo atual.