Escola de Negócios

Escola de Negócios - 25 nov 2022

Escola de Negócios da PUCPR participa de Conferência Anual da EFMD

Evento proporcionou discussões sobre como as escolas de negócios podem abordar temas de emergência social

Celso Athayde, CEO Favela Holding

A Conferência Anual Global Américas da EFMD reuniu 60 escolas de negócios, de sete países das Américas, para discutir sobre mudanças nos negócios, nas escolas de negócios e na sociedade em geral. O evento também contemplou temas de emergência social e fomentou discussões no sentido de entender as escolas de negócios como meio de solução em seus respectivos contextos.

A Escola de Negócios da PUCPR fez parte do evento, sendo representada pelo Decano, Prof. Dr. Bruno Fernandes, pela coordenadora de stricto sensu Profª. Drª. Angela Póvoa e pelos agentes de internacionalização da Escola Dr. Carlos Fontanini e Érika Nogas.

O tema deste ano foi “Disrupção como uma força do bem” e subtemas foram discutidos entre palestras, painéis e mesas de conversas.

Resumo do evento

A abertura contou com a fala da cientista política Débora Thomé sobre viés de gênero institucional: como ele acontece, formas de identificação e como as organizações podem seguir em direção a um mundo mais inclusivo.

agentes de internacionalização no evento das escolas de negócios da EFMDPosteriormente foram discutidos os aprendizados provocados pela pandemia e cada Escola pôde comentar sobre as mudanças realizadas na vivência no câmpus, a confiança no trabalho remoto, dentre outros desafios, e a conclusão sobre o assunto revelou que “a disrupção é permanentemente necessária” para o desenvolvimento.

Na palestra de Gabriela Alvarado, Diretora Associada de Pesquisa e Processos Acadêmicos da IPADE Business School, México, foi abordado sobre o trabalho colaborativo entre profissionais que realizam pesquisas acadêmicas ou aplicadas em cinco temas iniciais: Empreendedorismo social, Corrupção e liderança ética, Empresa familiar, Gênero e Educação gerencial.

Papel das escolas de negócios e suas atividades

No evento foram abordadas as percepções dos desafios enfrentados atualmente pelas escolas de negócios e educação superior em relação aos mandatos institucionais que as escolas têm na sociedade.

O painel teve a participação de Veneta Andonova, da Universidade de Los Andes, Colômbia; Marcos Soto da Universidade Católica do Uruguai; Patricia Stuart, da Universidade de Lima, Peru e; Andrew Gaudes da Brock University, Canadá.

O evento também contou com uma sessão de mesa redonda, distribuída por tópicos diferentes. Cada participante escolhia um tópico de interesse e conversava sobre as práticas realizadas em suas respectivas escolas. A discussão proporcionou troca de ideias e insights para práticas futuras.

Escolas de negócios alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No último dia do evento, Virgilio Viana, Diretor Geral da Fundação de Sustentabilidade da Amazônia (FAS) e Professor Adjunto da Fundação Dom Cabral no Brasil, falou sobre trabalho significativo e intencional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ele apresentou o programa “Learning Journey Amazon Brazil: A Live Case”, que fornece um espaço para integrar a escola de negócios com comunidades indígenas em uma experiência de aprendizados inovativos, considerando a crescente necessidade por alimentos de uma população que convive com questões climáticas de impacto global.

Tais aspectos também se relacionam com a palestra de fechamento do evento, de Celso Athayde, sobre como tomar decisões considerando o bem-estar da sociedade no centro, de forma a influenciar políticas, equidade e desigualdade.

A próxima conferência da EFMD Américas será em 2023 na IPADE Business School, uma escola de negócios no México.

Sobre a EFMD

A EFMD é uma organização global, sem fins lucrativos, dirigida por membros, dedicada ao desenvolvimento gerencial. É reconhecida globalmente como um organismo de acreditação para escolas de negócios, programas de escolas de negócios e universidades corporativas.