Escola de Negócios

Escola de Negócios - 28 nov 2022

Decano da Escola de Negócios da PUCPR visita Montana State University-Billings (EUA)

Além da apresentação da Escola de Negócios também foram analisadas formas de trabalho em programas de liderança global

Professor Bruno apresentando a PUCPR para os professores do College of Business.

Recentemente o Decano da Escola de Negócios da PUCPR, Prof. Dr. Bruno Fernandes, esteve a convite da Montana State University-Billings (MSUB), nos EUA para apresentar a Escola de Negócios, a PUCPR e, sobretudo, trabalharem juntos no Global Leadership Program (GLP).

O GLP é um programa que une quatro Escolas de Negócios ao redor do mundo, com a proposta de fornecer uma especialização em liderança global para grupos de estudantes previamente selecionados em cada uma das universidades participantes.

Na ocasião, A PUCPR apresentou a ementa dos três cursos dentro da área temática “Liderança”, que serão oferecidos enquanto o grupo de estudantes estiver no Brasil, e a MSUB, por sua vez, apresentou seis módulos, abrangendo a área temática “Inovação e Empreendedorismo”, ofertados para o grupo enquanto estiverem nos EUA.

Além de desenhar o programa, na ocasião da viagem, o Prof. Dr. Bruno Fernandes teve reuniões com autoridades dentro e fora da universidade (como reitor, pró-reitores, departamento de comércio de Montana etc.), ministrou aulas para alunos da MSUB, realizou apresentações para professores da Universidade, conversou sobre outros possíveis programas de trocas de estudantes entre as universidades e concedeu entrevistas para a imprensa local.

Visita da EN e percepções dos estudantes

jornal local evidencia visita da Escola de NegóciosA visita de uma Escola de Negócios brasileira tomou parte no jornal da cidade, o qual noticiou com entusiasmo as propostas do programa em desenvolvimento, tratando-o como uma “imersão” no mundo global de negócios e destacou a PUCPR como uma das poucas Escolas de Negócios no mundo com a Acreditação AACSB – a mais reconhecida e especializada acreditação internacional que os programas de Negócios podem conseguir.

Em relação às suas percepções, a Universidade de Montana forneceu notas com as opiniões dos espectadores da apresentação do professor Bruno, que a descreveram como esclarecedora, no sentindo de mostrar não somente a PUCPR, mas o Brasil como portador de um grande potencial para negócios.

Além disso, o padrão brasileiro de liderança (diverso e rico) foi visto como capaz de fornecer aprendizados valiosos para quem deseja aprender sobre o assunto fora de seu país de origem, reforçando a percepção de que os estudantes do programa receberão conteúdo de qualidade enquanto estiverem na PUCPR.

Em geral, a ideia que os estudantes da MSUB tinham até então sobre o Brasil era de uma país de terceiro mundo e ficaram surpresos em conhecer uma Escola de Negócios tão bem desenvolvida como a da PUCPR, o que mudou a percepção deles em relação ao Brasil. Durante o feedback, disseram que a apresentação do Prof. Dr. Bruno Fernandes despertou, inclusive, o desejo de visitarem e pesquisarem sobre o país.

Esses comentários reforçam a necessidade de se incluir o Brasil e as suas Escolas de Negócios em apresentações internacionais, tais como esta realizada pela PUCPR, de forma que seja possível expor o potencial do Brasil para a troca de ideias e o desenvolvimento de programas, como o GLP, para a formação de líderes de qualidade.

O Global Leadership Program (GLP)

O Global Leadership Program (GLP) é um curso de especialização em liderança global, no qual quatro Escolas de Negócios, nos EUA (Montana), França (Lion), Índia (Woxsen) e Brasil (PUCPR), se unem com a proposta de que seus estudantes circulem o mundo, tendo aulas nas quatro localidades e recebendo certificado das quatro instituições ao longo de um ano.

Os países foram escolhidos por contemplarem realidades bastante distintas em seus costumes e culturas, fornecendo aos estudantes interessados uma experiência global. Com isso, eles devem desenvolver a competência de reconhecer e se adequar aos diversos contextos, a fim de absorver as práticas comuns a estes diferentes lugares e se tornarem líderes capazes de conduzir equipes multiculturais efetivamente, considerando sua diversidade.

A proposta é que cada Universidade integrante faça um período inicial do programa com seus estudantes e, a partir disso, eles sigam o curso nos demais países, abordando temas específicos em cada um deles. No Brasil o tema será Liderança, nos EUA a temática será Inovação e Empreendedorismo, na França o tema será ESG e Finanças e na Índia os módulos serão sobre Economia Digital.

O programa segue em desenvolvimento, contando com reuniões frequentes entre as Universidades participantes.