Destaque - 10 nov 2022

Estudantes de Administração Internacional da PUCPR participam de desafios de mercado envolvendo Brasil, França e Índia

Business Tournament propôs que estudantes da PUCPR trabalhassem em equipes multiculturais

O Business Tournament (BT) é um programa da Escola de Negócios da PUCPR, que tem como proposta a vivência prática dos estudantes em situações reais, a fim de promover uma formação de alto nível e voltada à resolução de problemas.

Neste semestre foram realizadas duas edições internacionais que foram “da base ao topo da pirâmide”, nas quais os estudantes brasileiros de Administração Internacional da PUCPR e estrangeiros foram colocados para trabalharem em equipes multiculturais a fim de solucionarem casos propostos a eles, sob orientação dos professores Juliana Noschang, Caio Camargo, Pablo Carpejani e Karlan Muniz da PUCPR, além dos professores das universidades parceiras.

O primeiro BT do semestre ocorreu com a Universidade Woxsen, da Índia e o outro com a Universidade Católica de Lyon, da França.

O projeto da Índia propôs solucionar, por meio de ideias de upcycling para comunidades de coletores de materiais recicláveis na Índia e no Brasil, a falta de renda e o problema dos resíduos. Já o projeto com a França visou identificar diferenças culturais entre Brasil e França na entrada de uma marca de luxo francesa no Brasil e, por sua vez, de uma marca brasileira de luxo na França.

O objetivo nesta edição internacional é que os estudantes desenvolvam ao longo de três semanas, com mentoria de professores brasileiros e das universidades parceiras, as soluções para os desafios propostos e percebam na prática os desafios da interculturalidade.

A professora da PUCPR, Juliana Noschang, explicou que no processo os professores atuam como mentores e os estudantes são os protagonistas. Eles devem, além de ir atrás dos professores para agendar horários, ter toda a criatividade, leitura e busca de materiais, bem como ter a fluidez na comunicação com seus colegas estrangeiros, respeitando as diferenças culturais no processo de comunicação.

Segundo a professora “nada melhor que um processo hands on para a fixação da experiência” sendo que tais desafios “preparam estes estudantes para atuarem no mercado de trabalho de forma diferenciada”.

O projeto com a Universidade Woxsen

Partindo da ideia de que as organizações precisam trabalhar para desenvolver suas comunidades a fim de gerar impactos positivos em termos ambientais, sociais e governamentais (ESG do inglês Environment, Social and Governance – Meio ambiente, Social e Governança), e, em complemento, olhar para princípios como ética, responsabilidade e sustentabilidade (ERS), a proposta do projeto com Woxen University foi desenvolver de maneira financeiramente sustentável comunidades e organizações de coletores de recicláveis guiando-se por princípios ESG e ERS, os quais fazem parte dos valores das universidades envolvidas.

Mais especificamente, os estudantes, distribuídos em equipes de brasileiros e indianos, deveriam durante três semanas desenvolver um passo a passo para a proposta de uma solução envolvendo a reciclagem ou reutilização de alto valor, com um plano estrutural de gestão para uma cooperativa de coletores de recicláveis no Brasil e em uma contraparte similar na Índia.

As propostas foram feitas considerando a aplicação real nestes lugares, de forma a ajudar as comunidades de coletores a se desenvolverem e os resultados foram soluções por meio de produtos sustentáveis que valorizaram a reutilização e a reciclagem de materiais que são coletados por estes moradores, gerando benefícios financeiros a essas comunidades.

A criatividade nas soluções apresentadas pelos estudantes foi parabenizada pelos professores, que se mostraram bastante satisfeitos com os resultados.

Segundo a professora Juliana Noschang, trabalhar com amplas diferenças de culturas, realidades e o próprio fuso horário foi intenso e desafiador, mas “o ganho cultural e de bagagem acadêmica foi enorme, pois este torneio de negócios envolve a autonomia dos estudantes.”

A Woxen University e a PUCPR têm trabalhado em conjunto para aproximar o meio acadêmico aos desafios do mundo.

O projeto com a Universidade Católica de Lyon

Durante o mês de outubro de 2022, os professores da PUCPR realizaram mentorias para estudantes do Brasil e da França que se uniram para resolver o seguinte desafio: lançar um produto de luxo francês no mercado brasileiro e um produto de luxo brasileiro no mercado francês.

Tal desafio tem como objetivo principal, através da interação entre os estudantes e professores, a compreensão do que está por trás de cada estratégia de mercado adotada para um produto de luxo, considerando como o contexto cultural influencia nesta decisão em cada um destes países.

Dentre as atividades requisitadas estavam a entrega do passo a passo de como implementar uma solução de mercado e análises de viabilidade mercadológica, demonstrando seu impacto e simplicidade. Os estudantes tiveram que ser críticos e criativos na proposta da marca, pois é assim que o mercado realmente funciona na prática.

As marcas apresentadas evidenciaram conexões culturais entre os dois países, trazendo a beleza natural que o Brasil contempla com qualidade, sofisticação e exclusividade do mercado luxuoso amplamente estabelecido na França. Alguns dos exemplos consideraram e propuseram soluções para, dentre outros, o desafio de aceitação de uma marca brasileira no mercado de luxo francês e vice-versa, considerando até mesmo possíveis resistências de consumo.

Os professores incentivaram os estudantes a pensarem e investigarem em termos do que se valoriza e do que se deseja pelos consumidores dentro deste mercado e pilares como sustentabilidade e liberdade se mostraram amplamente pertinentes para o objetivo.

A UCLY (Lyon Catholic University) é uma das parcerias da Escola de Negócios da PUCPR e também é uma escola com acreditação AACSB.